Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Salas heterogéneas em idades em jardim de infânciaPublication . Cunha, Joana Filipa Pinho da; Mata, LourdesO tema do trabalho recai sobre a temática da organização dos grupos com idades heterogéneas, em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivos principais analisar como é que o educador de infância gere e organiza o ambiente educativo, como organiza e interage com as diferentes crianças dentro da sala e como são as interações entre as crianças. Pretende-se também refletir sobre as vantagens e desvantagens para as crianças que frequentam uma sala heterogénea em idades, e porque é que existem grupos formados desta forma. Neste estudo utilizou-se um estudo de metodologia qualitativa, recorrendo à técnica de entrevista, à análise documental e a notas e observações retiradas em campo durante a Prática Supervisionada em jardim de infância. Através deste estudo verificou-se que o educador tem um papel muito importante e ativo tanto na gestão de atividades como na organização do ambiente educativo dentro de uma sala com idades heterogéneas. As interações entre o adulto-criança e criançacriança, onde se respeitam e valorizam a individualidade bem como as suas as diferenças são muito importantes para o desenvolvimento global de cada criança e para uma boa integração dentro de um grupo, sendo assim uma mais valia tanto para as crianças mais novas como para as mais velhas.