Repository logo
 
Publication

Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?

dc.contributor.advisorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorJesus, Tatiana Raquel Augusto de
dc.date.accessioned2015-05-15T19:21:45Z
dc.date.available2015-05-15T19:21:45Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Superiorpor
dc.description.abstractEste estudo teve como objectivo analisar a relação entre comportamentos disruptivos, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tendo como interesse particular a disciplina de Matemática. Para tal, participaram 147 alunos do 3º Ciclo com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. A partir dos resultados obtidos neste estudo constata-se que: 1) os alunos que se percepcionam como menos disruptivos apresentam uma regulação para a aprendizagem mais intrínseca, revelam ter uma percepção do clima de sala de aula mais positiva e têm melhor desempenho académico que os seus colegas que se percepcionam como mais disruptivos; 2) existe uma correlação positiva e significativa entre a percepção do clima de sala de aula positivo e níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos; 3) os alunos com melhor desempenho académico apresentam uma percepção de clima de sala de aula mais positiva e níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos.por
dc.description.abstractABSTRACT------This study aimed to analyze the relationship between disruptive behavior, academic performance, regulation for learning and perceptions of the classroom climate within 3rd cycle of basic education students, with particular interest to the discipline of Mathematics. To this end, the study relies on a sample of 147 participants with ages between 11 and 16 years old. From the results obtained in this study it is observed that: 1) students who perceive themselves as less disruptive reveal a more intrinsic regulation for learning, display a perception of the climate of the classroom as more positive and have better academic performance than students who perceive themselves as more disruptive; 2) there is a positive and significant correlation between the perception of a positive classroom climate and more intrinsic regulation levels for learning; 3) students with better academic performance perceive the classroom climate as more positive and reveal more intrinsic regulation levels for learning.por
dc.identifier.tid201096056
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3655
dc.language.isoporpor
dc.subjectComportamentos disruptivospor
dc.subjectDesempenho académicopor
dc.subjectRegulação para a aprendizagempor
dc.subjectClima de sala de aulapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectDisruptive behaviorpor
dc.subjectAcademic performancepor
dc.subjectLearning regulationpor
dc.subjectClassroom climatepor
dc.subjectMathematicspor
dc.titleDisrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMestre em Psicologia Aplicadapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
18857.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: