Repository logo
 
Publication

O envolvimento das mães no 6º e 9º anos de escolaridade dos filhos

dc.contributor.advisorPedro, Isaura
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Luísa Falcão Berbereia
dc.date.accessioned2015-04-18T09:49:50Z
dc.date.available2015-04-18T09:49:50Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractEste estudo analisou as concepções de responsabilidade, as percepções das solicitações das mães e a relação com as suas práticas de envolvimento na educação dos filhos. E observou a existência de diferenças relativamente ao ano de escolaridade dos filhos e ao nível de instrução das mães. O envolvimento dos pais na educação dos filhos foi relacionado com o sucesso escolar destes indicando a existência de variáveis que contribuem para o envolvimento parental. Hoover-Dempsey e Sandler (1995, 1997) sugeriram variáveis psicológicas que influenciam as decisões de envolvimento dos pais Dauber e Epstein (1993), Deslandes e Bertrand (2005), entre outros, analisaram a influência de variáveis como o nível de instrução dos pais e o ano escolar dos filhos. Kellerhals e Montandon (1991) estudaram os estilos educativos das famílias. Participaram neste estudo 222 mães de alunos do 6º e 9º anos de escolaridade de duas escolas públicas de Lisboa. Os resultados revelaram que uma maior responsabilidade, uma concepção de papel mais activo e uma maior percepção das solicitações dos filhos e da escola, contribuem para um maior envolvimento das mães na educação dos filhos. Mostraram que as mães dos alunos do 6º ano estavam mais envolvidas na sua educação, manifestaram valores mais elevados de responsabilidade e percepcionavam mais as solicitações dos filhos e da escola, do que as mães dos alunos do 9º ano. Níveis superiores de instrução foram relacionados com uma responsabilidade social mais activa, e um maior envolvimento nas dimensões Mediação sócio-cultural e Participação em Eventos Escolares.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study analyzed the relation between the conception of responsibility and the perception of invitations to involvement of mothers and their practices of involvement in children`s education. And observed if there were differences by grade level of the children`s and the Socio Economic Status of mothers. Parental involvement in children`s education has been believed to be associated with children outcomes suggest varied variables that contribute to parental involvement. Hoover-Dempsey and Sandler (1995, 1997) proposed that psychological variables predict the decisions of parent involvement, Dauber and Epstein (1993), Deslandes and Bertrand (2005), and other authors, analyzed the influence of variables such as children grades level and the Socio Economic Status of mothers. Kellerhals and Montandon (1991) study the educational styles of family. 222 mothers of 6th and 9th grade students of two public schools of Lisbon, participate in this study. The results revealed that a bigger responsibility, parental role construction and a better perception of invitations to involvement from children and school, promote a bigger involvement of mothers in children`s education. Also showed that 6th grade children`s mothers are more involved in children`s education, had better values of responsibility and perceived more invitations of children and school, than 9th grade children`s mothers. Better Socio Economic Status was related with an active conception of social responsibility and a better involvement in the dimensions of Socio Cultural Mediation and Participation in School Events.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3584
dc.language.isoporpor
dc.subjectConcepção de responsabilidadepor
dc.subjectPercepção das solicitaçõespor
dc.subjectPráticas de envolvimento parentalpor
dc.subjectAno escolar e nível de instruçãopor
dc.subjectConception of responsibilitypor
dc.subjectPerception of invitationspor
dc.subjectParental involvement practicespor
dc.subjectGrade levelpor
dc.subjectSocio economic statuspor
dc.titleO envolvimento das mães no 6º e 9º anos de escolaridade dos filhospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11507.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: