Repository logo
 
Publication

Atribuições, estilos e práticas no cuidado de crianças em creches mexicanas

dc.contributor.authorSalinas-Quiroz, Fernando
dc.contributor.authorAndrade, Abraham
dc.contributor.authorHernández, Esperanza
dc.contributor.authorVelázquez, Rubén
dc.contributor.authorCoelho, Leandra Marques
dc.date.accessioned2017-06-23T13:49:18Z
dc.date.available2017-06-23T13:49:18Z
dc.date.issued2017-06
dc.description.abstractResumo: Os estudos sobre os Centros de Educação Infantil (CEI) indicam que não existem associações consistentes entre a qualidade do CEI e o nível educativo do Cuidador Secundário Professional (CSP) pressupondo que o nível, por si só, pouco contribui para a efetividade do CSP nos CEI. No entanto, as interpretações do CSP sobre a intencionalidade do comportamento das crianças parecem determinar o tipo de práticas educativas utilizadas na resposta às necessidades das crianças. O presente estudo tem como objetivo analisar as associações entre as atribuições dos CSP sobre a intencionalidade do comportamento da criança e os estilos e práticas de educação. 34 CSP participaram no estudo. Os instrumentos utilizados foram versões adaptadas da Escala de Atribuições Maternas e da Escala de Comportamentos para Mães e Pais com Crianças Pequenas. Os resultados indicaram correlações entre os estilos de educação e as atribuições negativas, assim como entre as práticas de educação e as atribuições positivas demonstrando a importância dos fatores psicológicos dos CSP no cuidado de qualidade às crianças. Os promotores de políticas públicas podem criar mecanismos de seleção/promoção de pessoal que privilegiem fatores não académicos, gerando continuidade no cuidado prestado às crianças.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In child care settings, providers’ psychological characteristics are significantly associated with child care quality in terms of their behavior and interactions with children. It appears that teachers matter for quality through a variety of possible paths: experience, education and credentialing, or attitudes. The aim of the present study was to evaluate the correlation between attributions/projections (both, positive and negative) and parenting beliefs and practices in a sample of 34 Professional Secondary Caregivers. Psychological characteristics (attitudes) were assessed with the Maternal Attribution Scale and the Parent Behavior Checklist. Parenting beliefs correlated with negative attributions and parenting practices with positive attributions. The challenge for lawmakers and policy practitioners is to create recruitment and promotion mechanisms that focus not only in education and credentialing, so child care quality is guaranteed.
dc.description.sponsorshipFinanciado pela FCT Grant No. UID/PSI/04810/2013.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSalinas-Quiroz, F., Andrade, A., Hernández, E., Velázquez, R., & Coelho, L. M. (2017). Atribuições, estilos e práticas no cuidado de crianças em creches mexicanas. Análise Psicológica, 35(2), 203-211. https://doi.org/10.14417/ap.1256pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1256pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5579
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectAtribuições sobre as intencionalidadespt_PT
dc.subjectEstilos e práticas de educaçãopt_PT
dc.subjectQualidade educativapt_PT
dc.subjectChildcare
dc.subjectAttributions of intentionality
dc.subjectParenting beliefs and practices
dc.subjectEducation quality
dc.titleAtribuições, estilos e práticas no cuidado de crianças em creches mexicanaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FPSI%2F04810%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage211pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage203pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameSalinas-Quiroz
person.givenNameFernando
person.identifier446790
person.identifier.ciencia-id831C-4820-C362
person.identifier.orcid0000-0002-1257-6379
person.identifier.ridD-8247-2013
person.identifier.scopus-author-id57144573700
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication57b9a397-24a2-4301-b383-0aa58dbf4730
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery57b9a397-24a2-4301-b383-0aa58dbf4730
relation.isProjectOfPublicationbde29b74-579e-493a-920c-09723e43ef3d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverybde29b74-579e-493a-920c-09723e43ef3d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP, 2017_35 (2)_203-211.pdf
Size:
72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: