Repository logo
 
Publication

Efeito do metilfenidato no desenvolvimento cognitivo, emocional e escolar em crianças com irrequietude motora : Estudo experimental de três casos clínicos -

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSalgueiro, Emílio Eduardo Guerra
dc.contributor.authorRamos, Mariana de Fátima Valente
dc.date.accessioned2016-01-23T11:51:23Z
dc.date.available2016-01-23T11:51:23Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractEste estudo exploratório teve como objectivo averiguar o efeito da medicação Metilfenidato no desenvolvimento cognitivo, emocional e escolar de três crianças com Irrequietude Motora (duas de sexo masculino e uma de sexo feminino, com idades entre os sete e os oito anos). A metodologia utilizada foi quantitativa/qualitativa, tendo a investigação decorrido em dois momentos, um antes da prescrição farmacológica (Metilfenidato) e outro no decorrer da toma da medicação, com um intervalo de tempo de seis meses. Constatou-se que neste intervalo de tempo, a medicação não produziu efeitos significativos no desenvolvimento cognitivo, emocional e escolar das crianças, verificando-se que sob o efeito da medicação revelaram a nível cognitivo e dos resultados escolares um rendimento inferior ao obtido sem medicação. A Irrequietude Motora destas crianças aponta para uma génese emocional e relacional sendo que a toma da medicação não lhes permite elaborar as angústias e ansiedades suscitadas por tal génese, continuando a ser mobilizado o aparelho motor como forma de expressão do seu sofrimento psíquico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This exploratory study had one purpose, to inquire the effect of the Metilfenidato medication in the cognitive, emotional and scholar development of three children with Motor Hyperactivity (two male and one female, with ages between seven and eight years). The used methodology was a quantitative/qualitative, are having two moments investigation (one prior and the other one during the medication) with a six month interval. It became evident that in this time interval, the medication did not produced significant effects in the cognitive, emotional and scholar development of the children, verifying that under the effect of the medication they disclose an inferior level of cognitive and scholar development. The Motor Hyperactivity of these children’s points to an emotional and relational genesis, and therefore the medication does not allow them to elaborate the distress and anxieties exited by such genesis, continuing the motor functions to be mobilized to express their suffering psychic.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4284
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação psicológicapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectIntervenção farmacológicapt_PT
dc.subjectIrrequietude motorapt_PT
dc.subjectPsychological evaluationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectPharmacological interventionpt_PT
dc.subjectMotor hyperactivitypt_PT
dc.titleEfeito do metilfenidato no desenvolvimento cognitivo, emocional e escolar em crianças com irrequietude motora : Estudo experimental de três casos clínicos -pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15292.pdf
Size:
88.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: