Repository logo
 
Publication

Práticas inclusivas: Sua importância e dificuldades na sala de aula do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorRamalho, Glóriapor
dc.contributor.authorCustódia, Maria Casanova
dc.date.accessioned2011-02-08T12:46:54Z
dc.date.available2011-02-08T12:46:54Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDIssertação de mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractA educação de crianças ou jovens com necessidades educativas especiais foi durante muito tempo considerada um processo à margem da educação das outras crianças. Estamos a atravessar um período de mudança muito importante para a educação, uma vez que se pretende implementar uma nova maneira de encarar a diversidade e a riqueza que ela representa para a sociedade em geral. A escola inclusiva ainda não é uma realidade nas nossas escolas. O direito à educação não chega para garantir o sucesso educativo de todas as crianças. O presente trabalho insere-se num contexto de mudança de perspectiva educacional que se pretende que responda a todas as crianças de maneira adequada e eficaz. Tentámos recolher a opinião de professores de 1o ciclo do ensino básico sobre um conjunto de práticas educativas facilitadoras da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na sala de aula. Essa recolha incidiu na importância que os professores atribuem a essas mesmas práticas e ao mesmo tempo na identificação das dificuldades que se levantam à sua implementação. Para a realização do estudo usámos o questionário para saber a importância atribuída ao conjunto de práticas; para se identificarem as dificuldades na implementação dessas práticas recorremos à entrevista. Recolhemos cento e cinquenta questionários e fizemos vinte entrevistas no Distrito de Évora. Pela análise estatística encontraram-se diferenças significativas na importância atribuída àquelas práticas pedagógicas entre os professores de apoio educativo e os de ensino regular, entre os de apoio educativo especializados e não especializados e entre os professores que se encontram em diferentes fases da sua carreira profissional. Encontrámos também diferentes posicionamentos dos professores de apoio educativo e do ensino regular no que diz respeito às dificuldades em implementar um conjunto de práticas consideradas muito importantes para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Os professores de apoio educativo valorizam mais este conjunto de práticas que os de ensino regular. Os professores especializados valorizam ainda mais essas práticas do que os não especializados. Nas diferentes fases de desenvolvimento encontrámos diferenças significativas na atribuição de importância a algumas das práticas pedagógicas apresentadas. Há no entanto uma valorização muito grande de aspectos relacionados com o clima social na sala de aula em detrimento de outros como a diferenciação pedagógica, a utilização de metodologias diferenciadas, a avaliação o planeamento ou a organização do trabalho dos alunos na sala de aula.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/417
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectLearning disabilitiespor
dc.subjectClassroomspor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectTeachingpor
dc.titlePráticas inclusivas: Sua importância e dificuldades na sala de aula do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM CASA1.pdf
Size:
14.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: