Repository logo
 
Publication

Impacto das atitudes de terapeutas e clientes na satisfação com a terapia por videoconferência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.authorPires, Filipa Alexandra Ferrão
dc.date.accessioned2022-02-03T16:28:40Z
dc.date.available2022-02-03T16:28:40Z
dc.date.issued2021-12-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractProblema. A procura por terapias à distância via videoconferência tem aumentado nos últimos meses, no entanto, a literatura desta temática ainda é escassa. De forma, a promover a boa prática clínica, é importante compreender as potencialidades e os limites desta modalidade e quais as atitudes que, terapeutas e clientes, detêm sobre a mesma. Objetivo. O presente estudo visa compreender o impacto que as atitudes, de terapeutas e clientes, têm na satisfação com a terapia à distância por videoconferência, e de que forma é que a aliança terapêutica pode moderar esta relação. Método. Utilizou-se uma amostra composta por 54 clientes e 8 psicoterapeutas. Foram aplicadas medidas de autorrelato referentes às suas atitudes, aliança terapêutica, satisfação e despiste de sintomas psicopatológicos. Resultados. As atitudes de valor do aconselhamento online dos clientes associam-se com a aliança terapêutica, o modelo de regressão explica 13.3% da variação. No entanto, as atitudes dos clientes não foram preditores da sua satisfação com a terapia por videoconferência e, não variam em função das atitudes dos terapeutas. Discussão. Os resultados destacam a importância da aliança terapêutica na terapia por videoconferência e no seu resultado terapêutico, nomeadamente, na satisfação do cliente com a terapia.pt_PT
dc.description.abstractProblem. The search for distance therapies via videoconference has proliferated in the recent months, however, the literature of this topic is still insufficient. To promote good clinical practice, it is important to understand the potential and limits of this modality and what are the attitudes that therapists and clients hold about it. Objective. This study aims to understand the impact that the attitudes of therapists and patients have on satisfaction with distance therapy, by videoconference, and how the therapeutic alliance can moderate this relationship. Method. For this purpose, a sample consisting of 8 psychotherapists and 54 clients was used. To which, self-report measures were applied regarding their attitudes, therapeutic alliance, satisfaction, and screening for psychopathological symptoms. Results. Clients’ online counseling value attitudes are associated with a therapeutic alliance, the regression model explains 13.3% of the variation. However, clients’ attitudes were not predictors of their satisfaction with videoconferencing therapy and did not vary depending on the therapists’ attitudes. Discussion. The results highlight the importance of the therapeutic alliance in videoconference therapy and its therapeutic outcome, namely, in customer satisfaction with the therapy.pt_PT
dc.identifier.tid202883256pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8499
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTerapia à distânciapt_PT
dc.subjectIntervenção psicológica onlinept_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectAliança terapêuticapt_PT
dc.subjectDistance therapypt_PT
dc.subjectOnline psychological interventionpt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectTherapeutic alliancept_PT
dc.titleImpacto das atitudes de terapeutas e clientes na satisfação com a terapia por videoconferênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctProblema. A procura por terapias à distância via videoconferência tem aumentado nos últimos meses, no entanto, a literatura desta temática ainda é escassa. De forma, a promover a boa prática clínica, é importante compreender as potencialidades e os limites desta modalidade e quais as atitudes que, terapeutas e clientes, detêm sobre a mesma. Objetivo. O presente estudo visa compreender o impacto que as atitudes, de terapeutas e clientes, têm na satisfação com a terapia à distância por videoconferência, e de que forma é que a aliança terapêutica pode moderar esta relação. Método. Utilizou-se uma amostra composta por 54 clientes e 8 psicoterapeutas. Foram aplicadas medidas de autorrelato referentes às suas atitudes, aliança terapêutica, satisfação e despiste de sintomas psicopatológicos. Resultados. As atitudes de valor do aconselhamento online dos clientes associam-se com a aliança terapêutica, o modelo de regressão explica 13.3% da variação. No entanto, as atitudes dos clientes não foram preditores da sua satisfação com a terapia por videoconferência e, não variam em função das atitudes dos terapeutas. Discussão. Os resultados destacam a importância da aliança terapêutica na terapia por videoconferência e no seu resultado terapêutico, nomeadamente, na satisfação do cliente com a terapia.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27791.pdf
Size:
565.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format