Publication
Diferenciação pedagógica em jardim de infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gaitas, Sérgio | |
dc.contributor.advisor | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Balbino, Filipa Andreia Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T17:04:57Z | |
dc.date.available | 2022-01-26T17:04:57Z | |
dc.date.issued | 2021-10-27 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | A Prática Supervisionada em Jardim de Infância decorreu numa instituição de cariz privado, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. O presente estudo sobre a Diferenciação Pedagógica em Jardim de Infância surge a partir de uma motivação intrínseca sobre o tema e da observação do contexto de estágio. As questões de partida nasceram, assim, da minha necessidade em aprofundar conhecimentos relacionados com a diferenciação pedagógica, bem como com a prática docente em função desta perspetiva, pelo que o presente estudo tem como principal objetivo responder às questões “Que estratégias de diferenciação pedagógica são mobilizadas pela educadora?” e “Quais as conceções da educadora face à diferença?”. O estudo teve por base uma metodologia qualitativa, a partir da recolha de instrumentos de pesquisa, nomeadamente a observação – que culminou em notas de campo e registos no Diário de Bordo – e numa entrevista que ajudou a compreender a diferenciação pedagógica enquanto prática desenvolvida nos contextos educativos. Com os dados recolhidos e com as leituras apresentadas, abordei a temática em estudo, aprofundando conteúdos referentes à conceção de uma educação de qualidade e, por isso, inclusiva. Destacam-se as estratégias de diferenciação pedagógica adotadas pela educadora do contexto em estudo, bem como as suas conceções face à diferença | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice in Kindergarten, part of the Master's Degree in Pre-School Education, leading to the degree of Master in Pre-School Education of ISPA - Instituto Universitário. The Supervised Practice in Kindergarten took place in a private institution, in a room with a group of children aged between 4 and 5 years old. The present study on Pedagogical Differentiation in Kindergarten arose from the observation of the internship context in which diversity predominates and from an intrinsic motivation on the subject. The starting questions were thus born from my need to deepen my knowledge related to pedagogical differentiation, as well as to teaching practice from this perspective. The study was based on a qualitative methodology, based on the collection of research instruments, namely observation - which culminated in field notes and logbook entries - and an interview that helped to better understand the pedagogical differentiation as a perspective and practice developed in educational settings. With the data collected and the readings carried out and presented in the conceptual framework, I addressed the issue under study, deepening contents related to the concept of quality education and, therefore, inclusive, to differentiation as a way to respond to the diversity of contexts, and to early intervention as a means of supporting inclusive practices. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202834395 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8459 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Diferença | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativa especiais | pt_PT |
dc.subject | Quality in early childhood education | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical differentiation in preschool education | pt_PT |
dc.subject | Difference | pt_PT |
dc.title | Diferenciação pedagógica em jardim de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1