Repository logo
 
Publication

Diferenciação pedagógica em jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.advisorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorBalbino, Filipa Andreia Cardoso
dc.date.accessioned2022-01-26T17:04:57Z
dc.date.available2022-01-26T17:04:57Z
dc.date.issued2021-10-27
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractA Prática Supervisionada em Jardim de Infância decorreu numa instituição de cariz privado, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. O presente estudo sobre a Diferenciação Pedagógica em Jardim de Infância surge a partir de uma motivação intrínseca sobre o tema e da observação do contexto de estágio. As questões de partida nasceram, assim, da minha necessidade em aprofundar conhecimentos relacionados com a diferenciação pedagógica, bem como com a prática docente em função desta perspetiva, pelo que o presente estudo tem como principal objetivo responder às questões “Que estratégias de diferenciação pedagógica são mobilizadas pela educadora?” e “Quais as conceções da educadora face à diferença?”. O estudo teve por base uma metodologia qualitativa, a partir da recolha de instrumentos de pesquisa, nomeadamente a observação – que culminou em notas de campo e registos no Diário de Bordo – e numa entrevista que ajudou a compreender a diferenciação pedagógica enquanto prática desenvolvida nos contextos educativos. Com os dados recolhidos e com as leituras apresentadas, abordei a temática em estudo, aprofundando conteúdos referentes à conceção de uma educação de qualidade e, por isso, inclusiva. Destacam-se as estratégias de diferenciação pedagógica adotadas pela educadora do contexto em estudo, bem como as suas conceções face à diferençapt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice in Kindergarten, part of the Master's Degree in Pre-School Education, leading to the degree of Master in Pre-School Education of ISPA - Instituto Universitário. The Supervised Practice in Kindergarten took place in a private institution, in a room with a group of children aged between 4 and 5 years old. The present study on Pedagogical Differentiation in Kindergarten arose from the observation of the internship context in which diversity predominates and from an intrinsic motivation on the subject. The starting questions were thus born from my need to deepen my knowledge related to pedagogical differentiation, as well as to teaching practice from this perspective. The study was based on a qualitative methodology, based on the collection of research instruments, namely observation - which culminated in field notes and logbook entries - and an interview that helped to better understand the pedagogical differentiation as a perspective and practice developed in educational settings. With the data collected and the readings carried out and presented in the conceptual framework, I addressed the issue under study, deepening contents related to the concept of quality education and, therefore, inclusive, to differentiation as a way to respond to the diversity of contexts, and to early intervention as a means of supporting inclusive practices.pt_PT
dc.identifier.tid202834395pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8459
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectDiferençapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectNecessidades educativa especiaispt_PT
dc.subjectQuality in early childhood educationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPedagogical differentiation in preschool educationpt_PT
dc.subjectDifferencept_PT
dc.titleDiferenciação pedagógica em jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27782.pdf
Size:
548.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format