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- Loose parts play na educação pré-escolarPublication . Cancela, Madalena Ribeiro Encarnação Seabra; Pereira, MónicaO presente relatório apresenta um estudo realizado sobre o loose parts play na educação de infância, prendendo-se numa problemática considerada pertinente, por ser uma temática pouco abordada no contexto português. O estudo decorreu numa instituição que privilegia o espaço exterior como complemento da sala, numa sala com um grupo heterogéneo (3-6 anos). As questões de partida surgiram do interesse e curiosidade em aprofundar o impacto do loose parts play na educação de infância, assim como a prática do educador de infância na sua provisão: Que tipologias de jogo ocorrem na exploração de loose parts no espaço exterior?; Que tipo de interações sociais são provocadas pela exploração de loose parts no espaço exterior?; Qual o papel do educador na provisão de loose parts play? O estudo teve por base uma metodologia qualitativa, recorrendo a instrumentos como a observação, que se traduziu em notas de campo e em grelhas de observação, a entrevista que permitiu compreender melhor o papel do educador de infância na provisão de loose parts play, e os registos e reflexões realizados durante a intervenção em estágio. Com os dados recolhidos e com as leituras realizadas, foi possível aprofundar conhecimentos sobre a temática em estudo, destacando-se: a exploração de loose parts promove uma grande variedade de tipologias de jogo e provoca interações cooperativas em grupo; é fulcral observar as brincadeiras, explorações e interações, realizar o planeamento do espaço, dos materiais e da sua introdução, assim como dar às crianças autonomia de arrumação e verificação dos materiais.
- Diferenciação pedagógica em jardim de infânciaPublication . Balbino, Filipa Andreia Cardoso; Gaitas, Sérgio; Brito, Ana TeresaA Prática Supervisionada em Jardim de Infância decorreu numa instituição de cariz privado, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. O presente estudo sobre a Diferenciação Pedagógica em Jardim de Infância surge a partir de uma motivação intrínseca sobre o tema e da observação do contexto de estágio. As questões de partida nasceram, assim, da minha necessidade em aprofundar conhecimentos relacionados com a diferenciação pedagógica, bem como com a prática docente em função desta perspetiva, pelo que o presente estudo tem como principal objetivo responder às questões “Que estratégias de diferenciação pedagógica são mobilizadas pela educadora?” e “Quais as conceções da educadora face à diferença?”. O estudo teve por base uma metodologia qualitativa, a partir da recolha de instrumentos de pesquisa, nomeadamente a observação – que culminou em notas de campo e registos no Diário de Bordo – e numa entrevista que ajudou a compreender a diferenciação pedagógica enquanto prática desenvolvida nos contextos educativos. Com os dados recolhidos e com as leituras apresentadas, abordei a temática em estudo, aprofundando conteúdos referentes à conceção de uma educação de qualidade e, por isso, inclusiva. Destacam-se as estratégias de diferenciação pedagógica adotadas pela educadora do contexto em estudo, bem como as suas conceções face à diferença