Publication
Documentação pedagógica como suporte da avaliação e do planeamento
dc.contributor.author | Liliana Marques, Liliana | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T11:45:23Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T11:45:23Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | A documentação pedagógica desempenha um papel central na avaliação formativa e no planeamento. Ao reconhecer a criança como única, competente e com direito a ser protagonista da sua própria aprendizagem, exige que o educador conheça o grupo e cada criança individualmente bem como o seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. Organizar, analisar e interpretar os registos e documentos que o educador vai recolhendo durante os processos pedagógicos, permite-lhe compreender e criar significados para a tomada de decisão sobre a prática pedagógica e atribuir significado às aprendizagens realizadas pelas crianças. Podemos dizer que documentar é essencialmente escolher porque assim como não é possível observar tudo o que acontece no quotidiano educativo, também não é possível documentar tudo. Nem fazia sentido. Este é um processo que envolve escolher o que é essencial e o mais significativo, o que levanta várias questões: Que documentos recolher? Como os organizar? Como é que a documentação pode ser utilizada para comunicar a avaliação? Que linguagem, conteúdos e forma se adequa melhor tendo em conta o destinatário da documentação (crianças, famílias, comunidade, outros docentes)? Que princípios éticos considerar? A documentação pedagógica apoia a reflexão, fundamenta o planeamento e a avaliação e, ao tornar visível as aprendizagens das crianças, promove a participação da família e da comunidade educativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (21-58). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7029 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições SIPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Documentação pedagógica | |
dc.subject | Avaliação formativa | |
dc.subject | Planeamento | |
dc.title | Documentação pedagógica como suporte da avaliação e do planeamento | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 58 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |