Repository logo
 
Publication

Além de Piaget? Sim, mas Primeiro Além da Sua Interpretação Padrão!

dc.contributor.authorLourenço, Orlando
dc.date.accessioned2017-07-21T13:31:56Z
dc.date.available2017-07-21T13:31:56Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractA teoria de Piaget tem sido sujeita ao que pode ser chamada a sua interpretação padrão. Embora tornada possível pela ambiguidade de Piaget em relação a alguns dos seus conceitos centrais (e.g., estádio e estrutura), essa interpretação deve-se em grande parte ao seu foco sobre a teoria de estádios estruturais de Piaget em detrimento da sua teoria de equilibração, e i sua ênfase em investigações factuais em detrimento das conceptuais. Neste estudo eu mostro que é possível e importante ir além da interpretação padrão de Piaget, e reinterpretar ou estender a teoria de Piaget na base da epistemologia construtivista que a informa. Argumento que quando se vai além da interpretação padrão, então na teoria de Piaget (I) são os comportamentos, não as pessoas, que estão em estádios; (2) a idade é um indicador, não um critério de desenvolvimento; (3) é a necessidade lógica, não a verdade, que é a questão central da psicogénese; (4) a construção do conhecimento não é uma tarefa individual, mas social; (5) as estruturas de conjunto são critérios formais mais do que entidades funcionais; (6) não há apenas um, mas múltiplos percursos desenvolvimentistas; (7) o que os sujeitos fazem ao raciocinar não é seguir regras Iógicas, mas agir e operar; e (8) conteúdo e significado, não apenas forma e estrutura, desempenham um papel central na compreensão operatória. Defendo também que quando se vai além da interpretação padrão da teoria de Piaget, muitas das críticas que ihe têm sido dirigidas perdem muito do seu conteúdo empírico ou razão de ser, e descobre-se que os problemas levantados pela teoria são relativamente diferentes dos que apareceram em primeiro lugar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Piaget’s theory has been subject to what may be called its standard interpretation. Although made possibie by Piaget’s ambiguity about some of his key concepts (e.g., stage and structure), such an interpretation is greatly due to its focus on Piaget’s structuralstage theory at the expense of his equilibration theory, and also to its emphasis on factual investigations at the cost of conceptual investigations. In this paper, I show that it is possible and important to go beyond the standard reading of Piaget’s theory, and to extend or reinterpret it on the basis of the constructivist epistemology that lies at the heart of his work. I argue that when one goes beyond the standard reading of Piaget, then in his theory (I) people are not at stages, perforrnances are; (2) age is an indicator, not a criterion, of development; (3) logical necessity, not truth, is the central question of psychogenesis; (4) structures-ofthe- whole are formal, not functional, entities; (5) the construction of knowledge is not a solitary, but a social enterprise; (6) there are multiple, not one, developmental pathways; (7) while reasoning, subjects do not follow logical rules, but act and operate upon reality; and (8) meaning and content, not only form and structure, play a central role in operational understanding and development. I also claim that when one goes beyond the standard interpretation of Piaget, most of the criticisms against his theory partly iose their empirical content and «raison d’être», and one discovers that the problems are somewhat different than they appeared at first.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, XVI(4), 521-552pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5713
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria de Piagetpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectConstruçãopt_PT
dc.subjectPiaget’s theorypt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectConstructionpt_PT
dc.titleAlém de Piaget? Sim, mas Primeiro Além da Sua Interpretação Padrão!pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage552pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage521pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXVIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1998_4_521.pdf
Size:
3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: