Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Problema: A grande diversidade de abordagens e perspectivas teórico-práticas que
envolvem o trabalho do actor relativamente ao processo de construção de uma personagem,
bem como a inexistência de estudos que se foquem nesse processo deixam por esclarecer
como cada actor realiza e vivencia psicologicamente esse trabalho. Objectivo: Através da exposição e compreensão daquilo que é postulado em várias perspectivas teóricas, com pontos convergentes e divergentes, bem como dos dados obtidos dos poucos estudos realizados na área, será possível a compreensão da complexidade do processo de construção de uma personagem e o seu possível impacto e entendimento a nível do mundo interno dos actores.
Conclusão: As divergências que advêm da teoria e prática do teatro parecem demonstrar não existir um único método de trabalho de criação e interpretação de personagens, sugerindo que factores como as características pessoais dos actores têm influência na forma como trabalham
e vivenciam as suas personagens. Os dados obtidos através de estudos que cruzam a
Psicologia com o teatro sugerem um impacto das personagens na vida e identidade dos
actores que parece necessário esclarecer, tendo em conta o número reduzido de estudos e os contextos específicos que lhes estão subjacentes. Não obstante, o teatro parece revelar-se como um possível método de análise da existência e identidade do Homem, merecendo uma atenção a nível existencial e ontológico.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.
Keywords
Actor Personagem Identidade Existência