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Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual
dc.contributor.author | Pereira, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2011-08-17T14:18:28Z | |
dc.date.available | 2011-08-17T14:18:28Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde | por |
dc.description.abstract | A gravidez não planeada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis continuam a ser problemas com prevalência elevada entre os adolescentes, o que tem graves consequências para a saúde e sérias repercussões sociais e económicas para o adolescente e para a sua família. As investigações sobre a sexualidade na adolescência têm proliferado um pouco por todo o mundo nos últimos anos e muitas têm dado especial atenção às diferenças de género e aos factores culturais e económicos associados aos comportamentos de risco. No entanto, os estudos qualitativos são ainda escassos, especialmente no que diz respeito ao estudo dos factores que devem ser trabalhados em contexto interventivo e tendo em atenção aos jovens mais carenciados. Assim, o presente estudo tem como principais objectivos compreender e caracterizar os factores de risco e os factores protectores associados à sexualidade dos adolescentes, procurando também comparar adolescentes relativamente à sua cultura, condições económicas e género. É utilizada uma metodologia mista, tendo como base técnicas quantitativas e qualitativas. A análise quantitativa engloba a base de dados do estudo HBSC de 2006 (Currie et al, 2001; Matos et al, 2003) e os resultados obtidos através de questionários passados a mais cinco turmas do 8º ano em 2008. A análise qualitativa consiste na dinamização de grupos focais, que exploram diversos aspectos relacionados com a sexualidade na adolescência. Após realização de análise de conteúdo ao material obtido através dos grupos focais é desenvolvido um trabalho de intervenção com todos os alunos do 8º ano de duas escolas, tendo como base os resultados obtidos durante da investigação. Os resultados são analisados e discutidos, tendo sido identificadas algumas características específicas da sexualidade dos adolescentes que vivem em meios mais carenciados, destacando-se a existência de menor informação, menos comunicação com os pais, maior tendência para comportamentos de risco. No final, são referidas as limitações do estudo e apontadas pistas para novas investigações, sendo enfatizada a importância da realização de mais estudos que incidam nestas populações para que sejam delineados programas de intervenção adaptados. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/791 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia da saúde | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Educação sexual | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | SIDA | por |
dc.subject | Health psychology | por |
dc.subject | Culture | por |
dc.subject | Sexual education | por |
dc.subject | Gender | por |
dc.subject | Adolescence | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | AIDS | por |
dc.title | Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |