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Atitudes das mães de crianças asmáticas do ensino básico face ao absentismo escolar, ao exercício físico e actividades desportivas dos seus filhos

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Este estudo sobre crianças asmáticas pretende contribuir para a compreensão das atitudes materno/parentais - já que são as mães o objecto afectivo de maior ligação no desenvolvimento da criança - face ao absentismo escolar e às actividades desportivas dos seus filhos com asma. Ocupando um lugar de relevo na pediatria moderna a asma infantil é a primeira entre as doenças respiratória e entre as doenças alérgicas e é a doença crónica mais frequente na idade pediátrica, atingindo entre 10% a 15% das crianças em Portugal e no mundo (I S A A C /1995 - 2000 ). Toda a forma de doença crónica na criança e, por conseguinte, a doença da criança asmática deve ser entendida como envolvendo todo o agregado familiar. A alteração da estabilidade familiar face às crises e sintomas de asma manifestam-se num aumento de tensão e de ansiedade na relação da díade mãe/criança. Segundo Molinari (1989 ) vários estudo provam que o mundo relacional das crianças asmáticas se encontra frequentemente limitado exclusivamente à figura materna. A mãe acumula nestas situações as responsabilidades de cuidar, tratar, conduzir ao médico e ao hospital, perdendo noites, faltando ao emprego; tudo isto reverte num stress adicional que, sendo difícil de digerir, vai pesar na relação mãe/criança e repercutir-se em todas as actividades da vida familiar. O absentismo escolar das crianças asmáticas, muitas vezes necessário e justificável diante dos sintomas, é, com frequência, totalmente injustificado. Confrontada com o receio de que novas crises ocorram na escola durante a sua ausência e com a necessidade imprescindível de administrar os medicamentos ao filho, a mãe acaba muitas vezes por permitir que a criança falte à escola, faltando ela própria também ao trabalho. Esta situação mais aumenta o seu estado de tensão e ansiedade. Insere-se, pois, neste contexto o estudo que nos propusemos realizar: "Atitudes maternas face ao absentismo escolar e às actividades desportivas das crianças asmáticas", dado que é reconhecido como elevado o absentismo escolar destas crianças e é igualmente sabida a tendência dos pais das mesmas para impedir que os seus filhos asmáticos " se cansem " ou " lhes falte o ar " ao fazer exercício físico, projectando nesta tendência os seus medos face à doença. A pesquisa que realizámos sobre trabalhos nesta área em Portugal revelou-se infrutífera; fizemos, então uma consulta alargada em PSYCLIT e Medicine's MEDLINE onde encontrámos vários estudos sobre crianças asmáticas alguns com bastante afinidade temática ao nosso estudo. No estudo teórico da asma procurámos destacar não só a caracterização da doença como as implicações desta no desenvolvimento psicossocial da criança relevando ainda o que de mais recente a nível desta patologia esteve ao alcance da nossa investigação. A revisão da literatura sobre as atitudes levou-nos a reflectir sobre o conceito de atitude bem como sobre a avaliação, a formação, as funções e os processos de mudança das atitudes. A amostra deste estudo é constituída por noventa e três mães de crianças asmáticas em idade escolar distribuídas pelos três ciclos do ensino básico. As mães responderam a um questionário e a uma escala de atitudes. Orientámos o nosso trabalho em torno de quatro questões de investigação que nos ajudaram a perseguir os objectivos e as quais procurámos dar resposta no final do estudo: A primeira questão relaciona-se com as atitudes das mães / pais das crianças asmáticas face ao absentismo escolar dos seus filhos com asma. A segunda questão refere-se às atitudes dos pais / mães das crianças com asma face à prática da disciplina de educação física, natação e outras actividades desportivas dos seus filhos asmáticos. A terceira questão prende-se com a determinação das causas do absentismo escolar das crianças asmáticas e procura identificar níveis concretos desse absentismo durante o último ano lectivo. A quarta e última questão procura encontrar uma relação entre os níveis de absentismo escolar e o grau de severidade da asma das crianças. Esta investigação permitiu-nos extrair conclusões sobre as atitudes das mães de crianças asmáticas face ao absentismo escolar e à prática de exercício físico e actividades desportivas através da leitura dos padrões de discordância dispersão e concordância. Este estudo permitiu também extrair conclusões sobre os níveis concretos de absentismo escolar e a prática de exercício físico das crianças com asma e sobre algumas relações interessantes dos níveis de absentismo e de prática desportiva com o grau de severidade da asma das crianças da amostra. Constam também deste trabalho sugestões de continuidade da investigação sobre aspectos importantes dentro da relação criança asmática/escola. Conclui-se, por fim, sobre a pertinência deste estudo no despertar interesses e abrir pistas para novos caminhos de investigação na área deste trabalho ou em áreas afins.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Psicologia educacional Escola Desenvolvimento físico Atitudes Mães Asma Família Professores Instrumentos Desportos Educational psychology School Physical development Attitudes Mothers Asthma Family Teachers Sports

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Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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