Repository logo
 
Publication

Parcerias jovens-adultos nas organizações : Contributos para o desenvolvimento positivo dos jovens

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorOrnelas, José H.
dc.contributor.authorLucchesi, Micaela
dc.date.accessioned2016-03-22T15:52:09Z
dc.date.available2016-03-22T15:52:09Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTese de Doutoramento apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractEsta investigação pretende estudar a participação cívica e comunitária dos jovens em organizações que lhes proporcionem oportunidades de participação na tomada de decisões, mas que também envolvam os adultos nas suas estruturas. Estudos anteriores acerca das parcerias entre jovens e adultos (Y-AP) mostraram que, quando os jovens participam nos processos de tomada de decisão tanto nas organizações, como na comunidade em que estão envolvidos, num processo não hierárquico de colaboração com os adultos, melhoram o seu nível de confiança, empowerment, agency e de ligação à comunidade. O estudo procura compreender a qualidade das relações entre jovens e adultos nessas organizações e como estas influenciam ambos os grupos. Além disso, pretende-se analisar como a participação e as parcerias entre jovens e adultos têm impacto no Desenvolvimento Positivo dos Jovens (PYD), nomeadamente no empowerment e nos níveis de psychological agency e de ligação com a comunidade. Esta investigação recorre a métodos múltiplos, de forma a combinar as abordagens qualitativa e quantitativa e a maximizar as valências de ambas. A estratégia global é definida como exploratória sequencial. Numa primeira fase procedeu-se à recolha de dados e análise qualitativas, seguida por uma segunda fase de recolha de dados e análise quantitativas. Na fase qualitativa realizaram-se focus groups com jovens entre os 14 e os 24 anos de idade, entrevistas individuais com os profissionais e os membros da direção das organizações nas quais estes jovens estão envolvidos e, por fim, entrevistas com informadores-chave que foram questionados sobre a visão político-social sobre os jovens e sobre a sua participação cívica. Esta fase permitiu criar um questionário que deu origem à segunda fase da investigação: a fase quantitativa, que consistiu na análise dos dados obtidos após a administração do dito questionário a 278 jovens. Foi testada a validade interna do instrumento e explorada a contribuição da qualidade do programa para o PYD, particularmente quanto às parcerias entre jovens e adultos em organizações e associações de base comunitária. A qualidade do programa aliada ao contexto contribuiu melhor para o empowerment do que apenas o contexto. O componente que mais contribuiu para a previsão do empowerment foi o envolvimento dos jovens no programa da organização. Além disso, a qualidade do programa foi preditora da psychological agency e da ligação à comunidade além das medidas do contexto. Em ambos os casos, a voz dos jovens na tomada de decisões teve mais peso do que os outros constructos da qualidade do programa. O modelo que melhor predisse boas psychological agency e ligação à comunidade foi o que teve em conta tanto o contexto, como a possibilidade de os jovens exprimirem a sua voz no processo de tomada de decisão. Concluiu-se que acrescentar a qualidade do programa ao contexto melhorou todas as variáveis (empowerment, psychological agency e ligação à comunidade).pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This research aims to study the civic and community participation of young people in organizations that provide good levels of youth participation in decision-making processes, but that also involve adults in its structure. Previous studies on Youth-Adult Partnerships (YAP) demonstrated that when young people participate in the decision-making processes of the organization and of the community where they are involved, in a collaborative nonhierarchical process with the adults, they improve their level of confidence, empowerment, agency and community connections. The study seeks to understand the quality of relationships between adults and young people in these organizations, and how these affect both groups. In addition, we analyzed the impact of participation and Youth-Adult Partnerships (Y-AP) on Positive Youth Development (PYD), particularly on youth empowerment, on levels of psychological agency and community connectedness. This research uses multiple methods in order to combine the qualitative and quantitative approaches and to maximize both their strengths. The overall strategy is defined as sequential exploratory. The first phase involved the collection and the analysis of qualitative data, followed by a second phase of collection and analysis of quantitative data. In the qualitative phase were held focus groups with youth between 14 and 24 years old, individual interviews with professionals and board members of the organizations in which these young people are involved, and finally interviews with key informants that were asked on the political and social vision about young people and on their civic participation. This phase allowed the production of a survey which led to the second phase of the research: the quantitative one, which consisted of the analysis of data obtained after the administration of the survey to 278 youth. The internal validity of the instrument was tested and the program quality contribution for PYD was explored, particularly with regard to youth-adult partnerships in organizations and community-based associations. Program quality and the context together had a greater contribution to empowerment, beyond the context. The component that most contributed in predicting empowerment was youth engagement in the organization program. Furthermore, program quality was a predictor of psychological agency and community connectedness beyond the context measures. In both cases, youth voice in decision-making gave the greatest contribution in comparison with the other program quality constructs. The model that best predicted good psychological agency and community connectedness was the one that considered both the context and the possibility of youth expressing their voice in decision-making processes. In conclusion, adding program quality to the context improved all variables (empowerment, psychological agency and community connectedness).pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.identifier.tid101314175pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4449
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationCOMUNIDADES MIGRANTES EM LISBOA E CONDUTAS A RISCO: ESTUDO DE FOLLOW-UP DA PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO E DO BEM-ESTAR GLOBAL
dc.subjectParcerias jovens-adultospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento positivo dos jovenspt_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.subjectParticipação dos jovenspt_PT
dc.subjectYouth-adult partnershipspt_PT
dc.subjectPositive youth developmentpt_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.subjectYouth participationpt_PT
dc.titleParcerias jovens-adultos nas organizações : Contributos para o desenvolvimento positivo dos jovenspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCOMUNIDADES MIGRANTES EM LISBOA E CONDUTAS A RISCO: ESTUDO DE FOLLOW-UP DA PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO E DO BEM-ESTAR GLOBAL
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F63285%2F2009/PT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication4bd99e0b-b528-4ec3-b6f4-fddcea799853
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4bd99e0b-b528-4ec3-b6f4-fddcea799853
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TES LUCC M1.pdf
Size:
6.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: