Repository logo
 
Publication

Qual o papel do professor como promotor de autonomia na aprendizagem das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Elisabete Xavier
dc.contributor.authorMaria Matilde Belo de Oliveira da Silva Lourenço
dc.date.accessioned2019-11-25T12:08:07Z
dc.date.available2019-11-25T12:08:07Z
dc.date.issued2019-10-26
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada rapresentada no ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) foi realizado o presente relatório com a temática “O papel do professor como promotor da autonomia nas aprendizagens das crianças”. Esta temática surge no contexto da prática supervisionada em 1º CEB. O contexto da prática insere-se num modelo diferenciado inspirado em correntes como Movimento da Escola Moderna, Escola da Ponte e Pedagogia Institucional. Fez-se entrevistas aos docentes, observação naturalista e estruturada com recurso a grelhas de observação e análise dos materiais utlizados na intervenção pedagógica. No enquadramento teórico procurou-se compreender o conceito de autonomia na aprendizagem, nos diferentes modelos de intervenção e no currículo; procurou-se ainda perceber qual o papel do professor como promotor da autonomia na aprendizagem das crianças. Utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, inspirada na investigação-ação, que permitiu a análise dos dados recolhidos na prática supervisionada com os do enquadramento teórico. Com este estudo percebemos a importância do papel do professor na gestão do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem das crianças, tanto nas opções de gestão do ambiente educativo, do currículo, da escolha dos instrumentos utlizados e ainda na interação entre os intervenientes do processo.pt_PT
dc.description.abstractIn the scope of the Master in Preschool Education and Primary school Teaching this report was conducted with the theme “The role of the teacher as a promoter of autonomy in children’s learning process”. This theme arises in the context of a supervised practice in a primary school. The context of the practice is part of a differentiated model inspired by currents such as the Movimento da Escola Moderna, Escola da Ponte and Institutional Pedagogy. To collect the data the teachers were interviewed, the context was observed in a naturalistic and structured way using observation grids and the materials used in the pedagogical intervention were analysed. In the theoretical framework I explored the concept of autonomy in the learning process, in the different intervention models and in the curriculum; It was also explored the role of the teacher as a promoter of autonomy in children's learning. A qualitative methodology, inspired by action research, was used, which allowed the analysis of data collected in the supervised practice with those of the theoretical framework. With this study it’s possible to realize the importance of the teacher's role in managing the development of autonomy in children's learning, both in the management options of the educational environment, the curriculum, the choice of instruments used and the interaction between the process actors.pt_PT
dc.identifier.tid202299228pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7250
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectTomada de decisõespt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectInstrumentos de promoção da autonomiapt_PT
dc.subjectDiálogopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectDecision-makingpt_PT
dc.subjectTeacher's rolept_PT
dc.subjectAutonomy promotion toolspt_PT
dc.subjectDialoguept_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.titleQual o papel do professor como promotor de autonomia na aprendizagem das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
25727.pdf
Size:
23.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: