Repository logo
 
Publication

Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Daniel Cunha Monteiro de
dc.contributor.authorSousa, Ana Luísa dos Santos
dc.date.accessioned2021-01-29T12:32:51Z
dc.date.available2021-01-29T12:32:51Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractProblema: A recente investigação da prática deliberada aplicada à psicoterapia sugere a promoção do desempenho progressivo individual, no entanto, existe uma lacuna entre os benefícios deste método pedagógico e a sua aplicação em contexto universitário. Objetivo: Abordar o impacto da prática deliberada em estudantes de psicologia, ao comparar o efeito desta com o ensino tradicional, ao nível do desenvolvimento de competências empáticas. Método: Comparar a variável empatia em três momentos de avaliação, em dois grupos distintos, com uma amostra total de 36 estudantes de psicologia (19 no grupo de controlo e 17 no grupo de prática deliberada). Para recolha de dados, o instrumento utilizado foi a escala Measure Expressed Empathy (MEE). Os dados foram analisados através de procedimentos estatísticos, com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: Na análise entre grupos não se verificam diferenças significativas, contudo, os resultados na análise Intra grupos sugerem um aumento significativo da capacidade de gerar respostas empáticas no grupo de prática deliberada. Discussão: Os resultados apresentados são concomitantes com a literatura e sugerem a investigação contínua da aplicação de prática deliberada inserida no contexto pedagógico dos cursos de psicologia.pt_PT
dc.description.abstractProblem: The recent investigation of deliberate practice applied to psychotherapy suggests the promotion of progressive individual performance, however, there is a gap between the benefits of this pedagogical method and its application in a university context. Objective: To address the impact of deliberate practice on psychology students, by comparing its effect with traditional teaching, in terms of the development of empathic skills. Method: Compare the empathy variable in three moments of assessment, in two different groups, with a total sample of 36 psychology students (19 in the control group and 17 in the deliberate practice group). For data collection, the instrument used was the Measure Expressed Empathy (MEE) scale. The data was analyzed using statistical procedures, using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program. Results: In the analysis between groups there are no significant differences, however, the results in the intra-group analysis suggest a significant increase in the capacity to generate empathic responses in the deliberate practice group. Discussion: The results presented are concomitant with the literature and suggest the continuous investigation of the application of deliberate practice inserted in the pedagogical context of psychology courses. Keywords: Deliberatept_PT
dc.identifier.tid202581900pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7926
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationSFRH/ BPD/121452/2016pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática deliberadapt_PT
dc.subjectInvestigação em psicoterapiapt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectDeliberate practicept_PT
dc.subjectResearch in psychotherapypt_PT
dc.subjectEmpathypt_PT
dc.titlePrática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12441.pdf
Size:
773.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format