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- Competências interpessoais do terapeuta sob a perspetiva do cliente: um estudo longitudinalPublication . Ramos, Tânia Sofia Raposo; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deOs terapeutas variam nos resultados que conseguem providenciar aos seus clientes, sendo que as competências interpessoais facilitadoras parecem explicar parte dessa variabilidade. O FIS-C é um instrumento recente que avalia essas competências sob a perspetiva do cliente e, como tal, são necessárias mais evidências acerca da escala. Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi analisar o FIS-C em momentos distintos e verificar a sua associação com diferentes variáveis importantes em psicoterapia. Pretendeu-se também testar a estrutura fatorial do FIS-C. Método: A amostra deste estudo foi composta por 31 clientes de três clínicas portuguesas. O FIS-C, a WAI e o OQ-45.2 foram administrados em três momentos diferentes da psicoterapia, tendo decorrido pelo menos cinco semanas entre cada aplicação. Resultados: Os resultados indicam que o FIS-C está associado com a WAI em todos os momentos, contudo, não foi encontrada qualquer associação com o OQ-45.2. Ao longo do tempo, o FIS-C parece evoluir positivamente, tendo sido encontradas alterações estatisticamente significativas entre o primeiro e o terceiro momento. Conclusões: A perceção dos clientes acerca das competências interpessoais facilitadoras parece desempenhar um papel importante. Contudo, considerando evidências anteriores, alguns resultados deste estudo são inconclusivos, pelo que são necessários mais estudos.
- Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologiaPublication . Sousa, Ana Luísa dos Santos; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deProblema: A recente investigação da prática deliberada aplicada à psicoterapia sugere a promoção do desempenho progressivo individual, no entanto, existe uma lacuna entre os benefícios deste método pedagógico e a sua aplicação em contexto universitário. Objetivo: Abordar o impacto da prática deliberada em estudantes de psicologia, ao comparar o efeito desta com o ensino tradicional, ao nível do desenvolvimento de competências empáticas. Método: Comparar a variável empatia em três momentos de avaliação, em dois grupos distintos, com uma amostra total de 36 estudantes de psicologia (19 no grupo de controlo e 17 no grupo de prática deliberada). Para recolha de dados, o instrumento utilizado foi a escala Measure Expressed Empathy (MEE). Os dados foram analisados através de procedimentos estatísticos, com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: Na análise entre grupos não se verificam diferenças significativas, contudo, os resultados na análise Intra grupos sugerem um aumento significativo da capacidade de gerar respostas empáticas no grupo de prática deliberada. Discussão: Os resultados apresentados são concomitantes com a literatura e sugerem a investigação contínua da aplicação de prática deliberada inserida no contexto pedagógico dos cursos de psicologia.