Publication
Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional
dc.contributor.author | Diniz, António Augusto Pinto Moreira | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro da Silva | |
dc.date.accessioned | 2010-02-19T18:28:15Z | |
dc.date.available | 2010-02-19T18:28:15Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos o teste de um modelo estrutural completo não-recursivo que representa a interacção entre o relacionamento com pares (RI), o equilíbrio emocional (EE) e o bem-estar pessoal (B-E) em estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os constructos foram operacionalizados através da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES: Diniz & Almeida, 2005), a qual foi aplicada no primeiro semestre e no final do segundo semestre aos participantes voluntários no estudo (N=283). O teste de identidade do modelo (LISREL8-SIMPLIS) permitiu verificar ele era plausível para descrever o fenómeno em análise. Porém, a degradação da adequabilidade do ajustamento do modelo da primeira para a segunda avaliação remeteu para o facto as dimensões psicológicas avaliadas acabarem por sofrer alterações relevantes com a progressiva adaptação dos alunos ao Ensino Superior. Ocorreu uma mudança de processo revelada pelas alterações substantivas no modelo. Verificou-se que a importância inicial do RI é mitigada no final do segundo semestre, tornando-se o EE mais importante. Este resultado indica a desejabilidade de delineamento de estratégias diferenciadas de intervenção junto dos estudantes neste período de tempo. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 24(1), 29-38. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/154 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Adaptação à universidade | pt |
dc.subject | Estudantes do primeiro ano | pt |
dc.subject | Relacionamento com pares | pt |
dc.subject | Bem-estar pessoal | pt |
dc.subject | Equilíbrio emocional | pt |
dc.title | Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 38 | pt |
oaire.citation.startPage | 29 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |