Repository logo
 
Publication

Inovação pedagógica: O processo de ensino-aprendizagem com auxílio da tecnologia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFrazão, Rogério Martins
dc.contributor.authorCasal, Flávia Catarina da Silva
dc.date.accessioned2017-09-29T10:56:55Z
dc.date.available2017-09-29T10:56:55Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrichpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório emerge no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich/ISPA, em Lisboa, no ano letivo de 2016/2017. Este refere-se à unidade curricular da Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, que foi realizada com uma turma a frequentar o 4.º ano de escolaridade, numa instituição privada. Após a observação do contexto escolar surgiu uma questão em torno da qual iremos desenvolver a nossa investigação, sendo esta: “Como é que as novas tecnologias poderão ser um suporte das aprendizagens ativas?”, o que resultou da necessidade de explorar a forma como as tecnologias são um recurso para o enriquecimento das aprendizagens dos alunos, tendo surgido assim como título deste relatório Inovação pedagógica. Este relatório consiste num estudo de caso, tendo sido utilizado como principal instrumento de intervenção a observação, de modo a compreendermos como é que este contexto integra o avanço tecnológico no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente como é que os alunos utilizam este recurso e adquirem competências digitais, de forma a prepararem-se para as exigências da sociedade atual. Para desenvolver esta questão de partida, de forma coerente e devidamente fundamentada, foi necessário proceder a uma revisão de literatura relevante, assim como também analisar a forma como estas crianças utilizam as novas tecnologias como ferramentas para as suas aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractThis report emerges in the scope of obtaining the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching from the 1st CEB of the Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich/ISPA in Lisbon in the academic year of 2016/2017. This refers to the curricular unit of Supervised Practice in the 1st cycle of basic education, which was carried out with a group attending their 4th year of school in a private institution. After observing the school context a question arose around “How new technologies could be a support for active learning?”, Which resulted from the need to explore how technologies are a resource for the enrichment of student learning, and thus emerged as the title of this report Pedagogical Innovation. This report consists of a case study, were an observation was used as the main intervention tool, in order to understand how this context integrates the technological advance in the teaching-learning process, namely how students use this resource and acquire digital skills in order to prepare for the demands of today's society. In order to develop this starting point, in a coherent and duly substantiated way, it was necessary to carry out a review of relevant literature, as well as to analyze how these children use the new technologies as tools for their learning.pt_PT
dc.identifier.tid201721422pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5808
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em 1º ciclopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectTrabalho de grupopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativa e significativapt_PT
dc.subjectEducation in 1st cyclept_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectGroup workpt_PT
dc.subjectActive learningpt_PT
dc.titleInovação pedagógica: O processo de ensino-aprendizagem com auxílio da tecnologiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24452.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: