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Advisor(s)
Abstract(s)
As novas possibilidades de comunicação também oferecem novas
oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e
investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investi -
gação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais
converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como
o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante
exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam
no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas
possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao
nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este
nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de com -
petências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do
profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade
da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradi -
gmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as
ações mais adequadas.
Description
Keywords
Literacia da informação Comunicação científica Investigadores Métricas alternativas Identidade digital Bibliotecários integrados Redes sociais Competências informacionais Acesso aberto
Citation
In Alonso-Arévalo, J., Lopes, C.,& Antunes, M. L. Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica. In: Lopes C, Sanches T, Andrade I, Antunes ML, Alonso-Arévalo J. Literacia da informação em contexto universitário (109-152). Lisboa: ISPA.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada