Repository logo
 
Publication

A perspectiva fenomenológico-existencial na terapia infantil - Da teoria à prática - Qual a sua eficiência?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Daniel Cunha Monteiro de
dc.contributor.authorNeves, Sara Filipa Rijo
dc.date.accessioned2017-09-23T15:12:05Z
dc.date.available2017-09-23T15:12:05Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractProblema. Ainda não foram realizados estudos empíricos acerca da eficiência da Psicoterapia Existencial com crianças. Objectivo. O objectivo geral deste estudo é analisar a eficiência da Psicoterapia Existencial com crianças. Método. A amostra é constituída por 2 participantes do sexo feminino, com 7 e 12 anos que realizaram Psicoterapia Existencial. A participante com 7 anos foi submetida a 13 sessões de terapia, e a participante com 12 anos foi submetida a 10 sessões. Os dados quantitativos foram recolhidos, antes e depois da terapia, através dos seguintes instrumentos: Young Person’s Clinical Outcomes in Routine Evaluation (YP – CORE) – Versão Portuguesa, e Simplified Personal Questionnaire (PQ) – Versão adaptada às crianças. Os dados qualitativos, foram obtidos através da Client Change Interview (CCI) e analisados com o Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia. Resultados. Os resultados do YP-CORE não são estatisticamente significativos. Todavia, a análise da CCI e do PQ indicou mudanças nas duas participantes. Conclusão. A terapia Existencial com crianças parece ser eficiente. No entanto, é necessário um maior número de sessões, para que se possa observar um maior número de melhorias, e melhorias mais consistentes.pt_PT
dc.description.abstractProblem. To this day there are no empirical studies about the efficiency of Existential Psychotherapy with children. Objective. The objective is to assess the efficiency of Existential Psychotherapy with children. Method. The sample was comprised of 2 participants females, with 7 and 12 years who did Existential Psychotherapy. The 7 years old participant had 13 therapeutic sessions and 12 years old participant had 10 sessions. The quantitative data was obtained before and after therapy using the following instruments: Young Person’s Clinical Outcomes in Routine Evaluation (YP – CORE) – Portuguese Version and Simplified Personal Questionnaire (PQ) – Children adapted version. The qualitative data was obtained using the Client Change Interview (CCI) and was analised with the phenomenological method of research. Results. The results of YP-CORE are not statistically significant. Yet, the analysis of CCI and PQ show changes in both participants. Conclusion. The existential therapy with children seems to be efficient. However it’s necessary a larger number of sessions for it to be possible to observe more improvements.pt_PT
dc.identifier.tid201724553pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5791
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicoterapia existencialpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectExistential psychotherapypt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectEfficiencypt_PT
dc.titleA perspectiva fenomenológico-existencial na terapia infantil - Da teoria à prática - Qual a sua eficiência?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
21032.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: