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"Qualidade não é quantidade”, no entanto, “Quanto mais melhor"

dc.contributor.advisorMarques, Teresa Maria Freitas Teixeira de Morais Garcia
dc.contributor.authorVences, Mariana Barreiros
dc.date.accessioned2024-01-08T16:22:13Z
dc.date.embargo2025-11-06
dc.date.issued2023-12-06
dc.date.submitted2024-01-08
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Teresa Garcia-Marques, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractRegras heurísticas são atalhos que podem guiar o nosso pensamento e comportamento em situações em que não existam recursos e/ou motivação suficientes para processar detalhadamente a informação. Regras heurísticas como “Quanto mais melhor” ou “Qualidade não é quantidade” são regras que aludem à relação entre quantidade e qualidade e que estão frequentemente presentes no nosso dia-a-dia, no entanto, não podem estar presentes em simultâneo pela diferença dos seus significados. Com qual destas regras concordamos mais? Será que existe relação entre a concordância com estas regras e o comportamento? Será possível condicionar participantes para utilizarem uma destas regras em detrimento da outra? Em dois estudos experimentais testa-se, com recurso a medidas explícitas e implícitas, até que ponto os participantes operam de acordo com estas regras. No estudo 1 recorre-se à avaliação da força de associação entre quantidade e positivo através de um IAT, avalia-se a concordância com as regras e investiga-se o possível impacto no comportamento. No estudo 2, prima-se uma associação positiva, negativa ou nula entre qualidade e quantidade e analisa se o impacto na concordância com as regras e no comportamento. Na generalidade, os resultados demonstram uma tendência para a presença da regra heurística “quanto mais melhor” ao nível implícito não sendo a mesma passível de alterar pela primação. No entanto, os participantes afirmam sempre concordar mais com a regra “qualidade não é quantidade”.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Heuristic rules are shortcuts that can guide our thinking and behavior in situations where there are not enough resources and/or motivation to process information in detail. Heuristic rules such as “More is better” or “Quality is not quantity” are rules that allude to the relationship between quantity and quality and that are frequently present in our daily lives, however, they cannot be present simultaneously due to the difference in their meanings. Which of these rules do we most agree with? Is there a relationship between agreement with these rules and behavior? Is it possible to condition participants to use one of these rules instead of the other? Two experimental studies tests, using explicit and implicit measures, the extent to which participants operate in accordance with these rules. In study 1, the strength of association between quantity and positive is assessed using an IAT, compliance with the rules is assessed and the possible impact on behavior is investigated. In study 2, a positive, negative, or null association between quality and quantity is primed and the impact on the agreement with rules and behavior is analyzed. In general, the results demonstrate a tendency towards the presence of the heuristic rule “the more the merrier” at the implicit level, which is not capable of being altered by priming. However, participants state they agree more with the rule “quality is not quantity”.pt_PT
dc.identifier.tid203446739pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9426
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRegras heurísticaspt_PT
dc.subjectQuantidade-qualidadept_PT
dc.subjectPrimaçãopt_PT
dc.subjectIATpt_PT
dc.subjectHeuristic rulespt_PT
dc.subjectQuantity-qualitypt_PT
dc.subjectPrimingpt_PT
dc.subjectIATpt_PT
dc.title"Qualidade não é quantidade”, no entanto, “Quanto mais melhor"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

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