Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ser um outro casal, num outro lugar: Dois casais de negros, migrantes em Portugal, e as suas possibilidades e impossibilidades partilhadas no recoser da ancestralidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
21711-OA.pdf974.93 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Da necessidade de cortar com a abordagem que parte de uma perspetiva etnocêntrica para olhar o outro de uma cultura não-ocidental e que o coloca num lugar oprimido, parte-se, neste estudo, do olhar da Etnopsicanálise, de uma clínica transcultural, capaz de chegar à inteira subjetividade do sujeito negro, migrante, com uma contextualização histórico-social de um legado esclavagista e colonialista que perdura até hoje, criando fantasmas na psique daqueles migrantes. Utiliza-se o Método de Narrativas de Associação Livre (Hollway & Jefferson, 2000), na conceção de um sujeito psicossocial, permitindo aceder à sua experiência de negro que migra para Portugal, vindo de um país outrora colonizado por aquele. Realizam-se duas entrevistas a dois casais (os dois de São-Tomé, um deles com origens Cabo-verdianas) que migraram, já como casal, para Portugal. Ao analisar exaustivamente cada entrevista, foi possível notar os elementos que predominam da construção da identidade de cada participante, e do ser casal. Salienta-se a temática da transmissão psíquica de fantasmas esclavagistas – opressores, fiscalizadores e punitivos – para um dos casais, em que cada pessoa do casal se constrói em volta desse trauma histórico, e para quem a migração, e o ser casal, resultou num reforço daqueles fantasmas; salienta-se a temática de um caminho para a ancestralidade, de uma reconstrução da história penosa, para o outro casal, em que cada um, em mútuo acordo, se constrói a partir de, e prosseguindo com, aquele passado, e para quem a migração, e o ser casal, resultou na possibilidade de novas introjecções.
From the need to cut with the approach that comes from an ethnocentric perspective to look at the other from a non-ocidental culture, which puts him/her in a opressed place, we look from the Ethnopsychoanalysis perspective, of a transcultural clinic, able to get to the full subjetivity of the negro, migrant subject, with a social-historical context of the slavery and colonialist legacy that endures until today, creating phantoms in the psyche of those migrantes. We use the Free Association Narratives Method (Hollway & Jefferson, 2000), and its conceptualization of the psychosocial subject, allowing the acessment of his/hers experience has a negro who migrates to Portugal, coming from a country that was, beforewards, its colony. Two interviews are made to two couples (both from São-Tomé, one which has Cape-verdian origins) who migrated to Portugal already as couples. With an exhaustive analysis, it was possible to see the components that prevail from each participant’s identity, and from being a couple. It is emphasized the transmission of slavery phantoms – opressors, controlling and punitive – for one of the couples, and each person builts itself around that historical trauma, and for whom the migration, and being a couple, reforced those phantoms; it is emphasized the path to ancestery, of a reconstruction the painful story, for the other couple, and each person, in a mutual agreement, builds itself from that past, and for whom migration, and being a couple, resulted in the possibility for new introjections.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Etnopsicanálise Migração Trauma histórico Identidade Narrativa de associação livre Ethnopsychoanalysis Migration Historical trauma Identity Free association narrative

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue