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O autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do secundário geral e profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorCruz, Marina Alexandra Pereira da
dc.date.accessioned2024-09-03T14:58:37Z
dc.date.available2024-09-03T14:58:37Z
dc.date.issued2024-07-22
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivos analisar o autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do ensino secundário geral e profissional. Participaram neste estudo 279 alunos que frequentavam o último ano do ensino secundário. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito académico para adolescentes e a escala de motivação académica para o ensino secundário. Os resultados obtidos demonstraram que (1) não existem diferenças significativas nos níveis de autoconceito académico entre os dois tipos de ensino; (2) os níveis de motivação diferem de acordo com o tipo de ensino frequentado, sendo que os alunos do ensino profissional apresentam níveis de desmotivação mais elevados mas, são, também, os alunos mais motivados intrinsecamente; (3) existe uma associação linear significativa positiva entre os níveis de autoconceito académico e os níveis de motivação académica extrínseca e intrínseca e uma associação linear significativa negativa entre os níveis de autoconceito académico e os níveis de amotivação, independentemente do tipo de ensino; (4) existe uma associação entre o tipo de ensino e o sucesso académico, quando medido em reprovações do 5º ao 9º ano e quando medido em reprovações no secundário, ambas a favor dos alunos do ensino geral; (5) não existem diferenças significativas entre alunos com e sem reprovações no ensino profissional e no ensino geral verificam-se apenas para o autoconceito académico, para a amotivação e motivação mais extrínseca; (6) existe uma associação entre o tipo de ensino e as expectativas dos alunos do secundário, nomeadamente que os alunos do ensino geral manifestam maior intenção para prosseguir os estudos; (7) existe uma associação entre as expectativas dos alunos e os seus níveis de autoconceito académico e motivação académica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present investigation aimed to analyse the academic self-concept, academic motivation, academic success, and expectations of students in general and vocational secondary education. A total of 279 students in their final year of secondary education participated in this study. The instruments used were a sociodemographic questionnaire, the academic self-concept scale for adolescents, and the academic motivation scale for secondary education. The results demonstrated that (1) there are no significant differences in academic self-concept levels between the two types of education; (2) motivation levels differ according to the type of education, with vocational students exhibiting higher levels of amotivation but also being the most intrinsically motivated students; (3) there is a significant positive linear association between academic self-concept levels and both extrinsic and intrinsic academic motivation levels, and a significant negative linear association between academic self-concept levels and amotivation levels, regardless of the type of education; (4) there is an association between the type of education and academic success, when measured in retentions between 5 th and 9 th grade and when measured in retentions during secondary education, both favouring general education students; (5) there are no significant differences between students with and without retentions in vocational and general education, except for academic self-concept, amotivation, and subdimensions of extrinsic motivation; (6) there is an association between the type of education and secondary students' expectations, namely that students in general education show a greater intention to continue their studies; (7) there is an association between students' expectations and their levels of academic self-concept and academic motivation.pt_PT
dc.identifier.tid203679156pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9897
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoconceito académicopt_PT
dc.subjectMotivação académicapt_PT
dc.subjectEnsino secundário geral e profissionalpt_PT
dc.subjectAcademic self-conceptpt_PT
dc.subjectAcademic motivationpt_PT
dc.subjectSecondary and vocational educationpt_PT
dc.titleO autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do secundário geral e profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologia Educacionalpt_PT

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