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- O autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do secundário geral e profissionalPublication . Cruz, Marina Alexandra Pereira da; Monteiro, VeraA presente investigação teve como objetivos analisar o autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do ensino secundário geral e profissional. Participaram neste estudo 279 alunos que frequentavam o último ano do ensino secundário. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito académico para adolescentes e a escala de motivação académica para o ensino secundário. Os resultados obtidos demonstraram que (1) não existem diferenças significativas nos níveis de autoconceito académico entre os dois tipos de ensino; (2) os níveis de motivação diferem de acordo com o tipo de ensino frequentado, sendo que os alunos do ensino profissional apresentam níveis de desmotivação mais elevados mas, são, também, os alunos mais motivados intrinsecamente; (3) existe uma associação linear significativa positiva entre os níveis de autoconceito académico e os níveis de motivação académica extrínseca e intrínseca e uma associação linear significativa negativa entre os níveis de autoconceito académico e os níveis de amotivação, independentemente do tipo de ensino; (4) existe uma associação entre o tipo de ensino e o sucesso académico, quando medido em reprovações do 5º ao 9º ano e quando medido em reprovações no secundário, ambas a favor dos alunos do ensino geral; (5) não existem diferenças significativas entre alunos com e sem reprovações no ensino profissional e no ensino geral verificam-se apenas para o autoconceito académico, para a amotivação e motivação mais extrínseca; (6) existe uma associação entre o tipo de ensino e as expectativas dos alunos do secundário, nomeadamente que os alunos do ensino geral manifestam maior intenção para prosseguir os estudos; (7) existe uma associação entre as expectativas dos alunos e os seus níveis de autoconceito académico e motivação académica.
- A diferenciação pedagógica como estratégia promotora para uma prática inclusivaPublication . Glória, Catarina Xavier da; Gaitas, SérgioA Diferenciação Pedagógica trata-se de uma abordagem pedagógica cujo objetivo é atender à diversidade existente nas salas de aula. Ao invés de aplicar um método igual para todos, esta abordagem reconhece e valoriza a individualidade dos alunos, através da adaptação dos métodos, promovendo assim uma aprendizagem significativa. Desta forma, este Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), tem como objetivo aprofundar as práticas de Diferenciação Pedagógica implementadas em contexto de sala de aula. Atendendo ao objetivo principal, o estudo tem como base os seguintes objetivos específicos: caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas pela professora cooperante; identificar as principais vantagens na utilização dessas práticas; identificar os principais desafios enfrentados pela professora cooperante; e planear e experienciar a implementação de práticas de Diferenciação Pedagógica. O presente estudo trata-se de uma investigação qualitativa, realizada num Colégio Privado, numa turma de 2º ano, composta por 25 alunos. Para recolher os devidos dados utilizaram-se como instrumentos grelhas de observação às práticas implementadas pela professora cooperante e uma entrevista semiestruturada. Tendo em conta a análise dos dados recolhidos e atendendo às diferentes perceções existentes relativamente ao conceito de Diferenciação Pedagógica, observouse que embora as práticas de Diferenciação Pedagógica implementadas pela professora cooperante não tenham sido sempre feitas para todos os alunos, havia lugar para adaptações quando sentia ser necessário. Esta adaptação surgia para atender às necessidades e características dos alunos. Ainda assim, o maior desafio ligava-se à falta de tempo para preparar os materiais e respetivas tarefas diferenciadas. De forma a complementar as práticas desenvolvidas pela professora cooperante foram implementadas duas estratégias de Diferenciação Pedagógica – trabalho em pequenos grupos e tutoria entre os alunos.