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Regulação emocional dos pais e regulação emocional em adolescentes: impacto nas competências sociais
dc.contributor.advisor | Brandão, Tânia Raquel Pais | |
dc.contributor.author | Antunes, Catarina Maria Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T10:33:33Z | |
dc.date.available | 2023-12-22T10:33:33Z | |
dc.date.issued | 2023-11-03 | |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Prof. Doutora Tânia Brandão, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Com este estudo procurou-se compreender se a Regulação Emocional dos pais influencia as Competências Sociais dos filhos adolescentes, tendo como variável mediadora a Regulação Emocional dos filhos. Neste estudo participaram 93 mães, 90 pais e 102 adolescentes, cujas idades se encontram entre os 15 e os 17 anos. Este estudo é transversal, sendo que recorre a uma metodologia quantitativa. Os instrumentos utilizados neste estudo foram: o Questionário de Regulação Emocional que avalia a Regulação Emocional dos pais, o Questionário de Regulação Emocional – Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) que avalia a Regulação Emocional dos adolescentes, e, por fim, o Questionário “Para Mim é Fácil” que avalia as Competências Sociais dos adolescentes. Não foram encontradas diferenças significativas na Regulação Emocional dos adolescentes nem nas suas Competências Sociais de acordo com o sexo. Os resultados mostraram que a Regulação Emocional da mãe e do pai não tiveram um efeito direto nas Competências Sociais dos adolescentes. No entanto, os efeitos indiretos mostraram que a Regulação Emocional dos pais, em específico o uso da Supressão Expressiva (por parte dos pais), associou-se às Competências Sociais dos filhos através da Regulação Emocional dos filhos, em específico, o uso da Reavaliação Cognitiva. Em suma, os resultados sugerem que a forma como os pais lidam com as suas próprias emoções podem contribuir para o desenvolvimento de competências emocionais dos adolescentes por influenciarem a forma como eles próprios regulam as suas emoções. Estes resultados sugerem a importância de trabalharmos a Regulação Emocional junto de jovens que experienciam dificuldades em termos de Competências Sociais. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study sought to understand whether parents' emotional regulation influences the social skills of their adolescent children, with their children's emotional regulation as a mediating variable. In this study, 93 mothers, 90 fathers and 102 teenagers participated, aged between 15 and 17. This study is transversal and uses a quantitative methodology. The instruments used in this study were: the Emotional Regulation Questionnaire that assesses parents' emotional regulation, while the Emotional Regulation Questionnaire – Children and Adolescents (ERQ-CA) that assesses the emotional regulation of adolescents, and finally the “Para Mim é Fácil” Questionnaire assesses the social skills of teenagers. No significant differences were found in adolescents' emotional regulation or social skills according to gender. The results showed that mother's and father's emotional regulation did not have a direct effect on adolescents' social skills. However, the indirect effects showed that parents' emotional regulation, specifically the use of expressive suppression (by parents), was associated with their children's social skills through their children's emotional regulation, specifically the use of cognitive reappraisal. In short, the results suggest that the way parents deal with their own emotions can contribute to the development of emotional skills in adolescents by influencing the way they regulate their emotions.These results suggest the importance of working on emotional regulation with young people who experience difficulties in terms of social skills. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203435729 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9343 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Regulação Emocional dos pais | pt_PT |
dc.subject | Regulação Emocional dos Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Competências Sociais | pt_PT |
dc.subject | Parents´ Emotional Regulation | pt_PT |
dc.subject | Emotional Regulation of Adolescents | pt_PT |
dc.subject | Adolescence | pt_PT |
dc.subject | Social Skills | pt_PT |
dc.title | Regulação emocional dos pais e regulação emocional em adolescentes: impacto nas competências sociais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica | pt_PT |
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