Repository logo
 
Publication

Crianças em equitação terapêutica: As vivências de pais e educadores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonzalez, António José César de Almeida
dc.contributor.authorSilva, Joana Marques da
dc.date.accessioned2018-12-27T17:03:33Z
dc.date.available2018-12-27T17:03:33Z
dc.date.issued2018-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractProblema: A equitação terapêutica tem sido bastante estudada, contudo existem algumas lacunas no que diz respeito ao conhecimento da perspetiva dos pais/tutores que acompanham os seus filhos/educandos nas sessões. Objetivo: Este estudo pretende compreender a experiência vivida pelos pais/tutores no acompanhamento dos seus educandos durante as sessões de equitação terapêutica. Método: Entrevistas semiestruturadas de investigação, com base no método fenomenológico, a 4 pais/tutores com idades compreendidas entre os 30 e os 62 anos, analisadas através do mesmo método. Resultados: Emergiram os significados psicológicos das diferenças sentidas a nível motor e comportamental, da experiência pessoal positiva da Equitação Terapêutica, da experiência da primeira sessão, do impacto na relação pais/tutor-filho/educando, da vivência da relação criança-cavalo de forma positiva e evolutiva e da partilha da prática da equitação na escola e com os colegas. Discussão: Existe uma evidente ligação entre todos os significados psicológicos que levam a que estes pais/tutores se sintam satisfeitos e envolvidos com a equitação terapêutica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Problem: Therapeutic riding has been well studied, however there are some gaps in the knowledge of the perspective of the parents/guardians who stand by their children during the sessions. Objective: This study intends to understand the experience lived by the parents/guardians during the sessions of therapeutic riding. Method: Semi-structured research interviews, based on the phenomenological method, to 4 parents/guardians aged between 30 and 62 years, analyzed using the same method. Results: The psychological meanings of the motor and behavioral differences experienced, the positive personal experience of the Therapeutic Riding, the experience of the first session, the impact on the parent/guardian-child relationship, the positive experience of the child-horse relationship and the developmental and sharing of riding practice at school/with colleagues. Discussion: There is a clear connection between all the psychological meanings that lead to these parents/guardians feeling satisfied and involved with therapeutic riding.pt_PT
dc.identifier.tid 202027520pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6765
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEquitação terapêuticapt_PT
dc.subjectPais/Tutorespt_PT
dc.subjectExperiência vividapt_PT
dc.subjectPerspetiva fenomenológica-existencialpt_PT
dc.subjectTherapeutic ridingpt_PT
dc.subjectParents/Guardianspt_PT
dc.subjectExperience livedpt_PT
dc.subjectPhenomenological-existential perspectivept_PT
dc.titleCrianças em equitação terapêutica: As vivências de pais e educadorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
22443.pdf
Size:
842.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: