Publication
Crianças em equitação terapêutica: As vivências de pais e educadores
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonzalez, António José César de Almeida | |
dc.contributor.author | Silva, Joana Marques da | |
dc.date.accessioned | 2018-12-27T17:03:33Z | |
dc.date.available | 2018-12-27T17:03:33Z | |
dc.date.issued | 2018-11 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica | pt_PT |
dc.description.abstract | Problema: A equitação terapêutica tem sido bastante estudada, contudo existem algumas lacunas no que diz respeito ao conhecimento da perspetiva dos pais/tutores que acompanham os seus filhos/educandos nas sessões. Objetivo: Este estudo pretende compreender a experiência vivida pelos pais/tutores no acompanhamento dos seus educandos durante as sessões de equitação terapêutica. Método: Entrevistas semiestruturadas de investigação, com base no método fenomenológico, a 4 pais/tutores com idades compreendidas entre os 30 e os 62 anos, analisadas através do mesmo método. Resultados: Emergiram os significados psicológicos das diferenças sentidas a nível motor e comportamental, da experiência pessoal positiva da Equitação Terapêutica, da experiência da primeira sessão, do impacto na relação pais/tutor-filho/educando, da vivência da relação criança-cavalo de forma positiva e evolutiva e da partilha da prática da equitação na escola e com os colegas. Discussão: Existe uma evidente ligação entre todos os significados psicológicos que levam a que estes pais/tutores se sintam satisfeitos e envolvidos com a equitação terapêutica. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Problem: Therapeutic riding has been well studied, however there are some gaps in the knowledge of the perspective of the parents/guardians who stand by their children during the sessions. Objective: This study intends to understand the experience lived by the parents/guardians during the sessions of therapeutic riding. Method: Semi-structured research interviews, based on the phenomenological method, to 4 parents/guardians aged between 30 and 62 years, analyzed using the same method. Results: The psychological meanings of the motor and behavioral differences experienced, the positive personal experience of the Therapeutic Riding, the experience of the first session, the impact on the parent/guardian-child relationship, the positive experience of the child-horse relationship and the developmental and sharing of riding practice at school/with colleagues. Discussion: There is a clear connection between all the psychological meanings that lead to these parents/guardians feeling satisfied and involved with therapeutic riding. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202027520 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6765 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Equitação terapêutica | pt_PT |
dc.subject | Pais/Tutores | pt_PT |
dc.subject | Experiência vivida | pt_PT |
dc.subject | Perspetiva fenomenológica-existencial | pt_PT |
dc.subject | Therapeutic riding | pt_PT |
dc.subject | Parents/Guardians | pt_PT |
dc.subject | Experience lived | pt_PT |
dc.subject | Phenomenological-existential perspective | pt_PT |
dc.title | Crianças em equitação terapêutica: As vivências de pais e educadores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica | pt_PT |