Repository logo
 
Publication

O envolvimento de crianças com necessidades educativas especiais em contexto de creche e de jardim-de-infância

dc.contributor.authorGrande, Catarina
dc.contributor.authorPinto, Ana Isabel
dc.date.accessioned2018-06-22T15:58:21Z
dc.date.available2018-06-22T15:58:21Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste estudo pretende analisar o envolvimento observado em 50 crianças com incapacidades integradas em contexto de creche/jardim-de-infância da Área Metropolitana do Porto, comparando os níveis e tipos de envolvimento observado em dois contextos de actividade: na presença da educadora da educação especial e na sua ausência. O perfil de incapacidade das crianças foi obtido com base no Índex de Capacidades (Simeonsson & Bailey, 1991) e os dados de envolvimento observado foram obtidos através da aplicação do Engagement Quality Observation System III (McWilliam & de Kruif, 1998). Centrando-se nas competências interactivas da criança em situações de jogo ou em actividades de rotina, o envolvimento tem sido estudado como um factor de aprendizagem e desenvolvimento que ilustra as experiências diárias da criança, bem como a qualidade das oportunidades que lhe são proporcionadas nos seus contextos educativos. Os resultados indicam que a sofisticação, bem como o foco de envolvimento da criança são influenciados por características da criança (idade e grau de incapacidade), bem como por factores do meio educativo em que ela interage (presença da educadora de educação especial), sublinhado a relevância desta linha de investigação e fornecendo evidência empírica acerca do construto de envolvimento enquanto indicador de processos interactivos com valor desenvolvimental.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of this study is to analyse observed engagement in children with disabilities included in child care/preschool settings in the Metropolitan Area of Porto, comparing levels and types of engagement in two different settings: in the presence of a special education teacher; in the absence of this professional. The ABILITIES Index (Simeonsson & Bailey, 1991) was used to obtain children’s disability profiles and the Engagement Quality Observation System III (McWilliam & de Kruif, 1998) was used to measure children’s observed engagement behaviour. Based on children’s interactive competencies during play situations or daily routines, engagement has been studied as a variable with learning and developmental value illustrating children’s daily experiences as well as the quality of the opportunities provided in their educational contexts. Results indicate that the sophistication and the focus of children’s engagement are influenced by children’s characteristics (age and disability level), as well as by factors of their educational environment (presence/absence of special education teacher), underlining the relevance of this line of research, and providing empirical evidence on the engagement construct as an indicator of interactive processes with developmental value.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation0870-8231pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6438
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relationSFRH/21605/2005pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento da criançapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiais (NEE)pt_PT
dc.subjectQualidade de contextos de educação de infânciapt_PT
dc.subjectChild involvementpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectQuality of early childhood education contextspt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.titleO envolvimento de crianças com necessidades educativas especiais em contexto de creche e de jardim-de-infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage117pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
rcaap.embargofctcgrande@fpce.up.ptpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_29(1)_99.pdf
Size:
257.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: