Repository logo
 
Publication

Motivação para a leitura e auto percepção de leitor : Suas relações

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorMendes, Diana Barrocas dos Santos
dc.date.accessioned2016-04-14T17:57:23Z
dc.date.available2016-04-14T17:57:23Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo é sobre a motivação para a leitura e a auto-percepção de leitor, e teve essencialmente dois objectivos: analisar a relação entre a motivação para a leitura e a auto-percepção de leitor; estudar o efeito da variável género na motivação para a leitura e auto-percepção de leitor e a variável ano de escolaridade na motivação para a leitura. Neste estudo participaram 210 alunos de uma escola privada em Almada que frequentavam o 2º e 3º ciclo de escolaridade, aos quais foram aplicadas duas escalas um questionário de motivação para a leitura e a escala de auto-percepção de leitor. Os resultados obtidos mostraram que existe uma correlação significativa entre a motivação para a leitura e a auto-percepção de leitor sendo esta positiva e moderada. Quanto á variável género verificou que esta tem um efeito significativo na motivação para a leitura, e na auto-percepção de leitor, tendo – se constatado que as raparigas apresentam níveis de motivação para a leitura e de auto-percepção de leitor mais elevados do que os rapazes. Em relação ao ano de escolaridade verificámos que na motivação para a leitura existem diferenças significativas entre os alunos mais novos e os alunos mais velhos, constatando-se um decréscimo da motivação com o aumento do ano de escolaridade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study is about reading motivation and self –perception as a reader, and had two aims: Analyze the relationship between reading motivation and selfperception as a reader and study the effects of variables gender in reading motivation and self-perception as a reader and the variable grade in reading motivation. In this study participated 210 students from a privet school in Almada they were attending 2º and 3º cycle of schooling, which was applied a motivation for reading questionnaire and a self-perception as a reader scale. The obtained results show that there is a significant correlation between reading motivation and sel-perception as a reader this being positive and moderate .As for the variable gender we found that this has a significant effect on the reading motivation and self-perception as a reader taking girls have found levels of reading motivation and self-perception as a reader higher than boys. For the school grade we find that in reading motivation there are significant differences between younger students and older students, confirming a decrease of motivation with increasing grade.pt_PT
dc.identifier.tid201036240pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4543
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivação para a leiturapt_PT
dc.subjectAuto-percepção de leitorpt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectAno de escolaridadept_PT
dc.subjectReading motivationpt_PT
dc.subjectSelf-perception as a readerpt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectGradept_PT
dc.titleMotivação para a leitura e auto percepção de leitor : Suas relaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
19986.pdf
Size:
443.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: