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Motivação para a procura de emprego e as intenções de abandono da Universidade

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Abstract(s)

A presente dissertação tem como finalidade o estudo da relação entre a Motivação para a Procura de Emprego e as Intenções de Saída da Universidade, tentando desta forma, encontrar uma explicação para o abandono escolar dos estudantes do ensino superior. Assim, se desta relação resultar um efeito significativo é analisado o perfil motivacional predominante nos estudantes universitários aquando da procura de emprego tentando-se encontrar a uma justificação para este efeito. Para tal, o estudo tem como referencial teórico a Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1895, 2008b; Ryan & Deci, 2000a, 2000b) utilizando deste modo a escala “Multidimensional Work Motivation Scale” de Gagné et. al., (2014) e também a escala “Turnover Intencions” de Bozeman e Perrewé (2001). Deste modo foram elaboradas duas hipóteses: (1) Existe um impacto negativo da Motivação para o Emprego nas Intenções de Saída da Universidade; (2) A Média de Curso tem um efeito moderador na relação entre a Motivação para a procura de Emprego e as Intenções de Saída da Universidade. A amostra deste estudo é composta por 409 estudantes pertencentes a diferentes universidades do território português e abrange várias áreas científicas. A recolha dos dados foi feita através da aplicação de um questionário em suporte físico composto por itens que avaliam a motivação dos estudantes para a procura de emprego, as intenções de saída da universidade e por fim, é pedido que os estudantes indiquem a média de curso actual. Tendo em vista os resultados verificou-se que a principal razão para que os alunos tenham intenções de sair da universidade é a conquista de recursos que permitam a subsistência. Os alunos que apresentam um nível maior de intenções saídas são os alunos com idade inferior a 25 anos. Constatou-se ainda que não existe um efeito moderador da média de curso na relação entre a motivação para a procura de emprego as intenções de saída da universidade.
ABSTRACT: The following dissertation attempts to understand the connection between Job Seeking Motivation and Post-University Prospects, trying to find the reason behind University drop outs. Thus, if the outcome from this relation reveals a significant effect, the next step will be to analyse the predominant motivational profile from these students upon job seeking. As such, this study has as theoretical reference the Self-Determination Theory by Deci and Ryan (1895, 2008b; Ryan & Deci, 2000a, 2000b) using the model from “Multidimensional Work Motivations Scale” by Gagné et al., (2014) and also the “Turnover Intencions Scale” of Bozeman e and Perrewé (2001). At this point two possibilities emerged: (1) There is a negative impact on the job seeking motivation over the university outgoing intentions; (2) Grade average has a moderating effect in the relationship between job seeking motivation and university outgoing intentions. The sample from this study is composed by 409 students from different universities and distinct areas of Portugal, and covers several scientific areas of expertise. The data was gathered through a survey comprising different items used to assess the students motivation upon seeking jobs, the prospects after dropping out from University and finally, the grade average is requested. After evaluating the results, it was clear that the main motivation for dropping out is for survival purposes. The students that show a larger tendency to drop out are the ones below 25 years of age. It was also evident that a possible moderating effect from grade average in this matter does not exist.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.

Keywords

Teoria da autodeterminação Média de curso Intenções de saída Self-determination theory Grade average Turnover intentions

Citation

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