Repository logo
 
Publication

O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade

dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.contributor.authorBorges, Sandra
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.contributor.authorQuintão, Sónia
dc.date.accessioned2019-10-15T11:56:02Z
dc.date.available2019-10-15T11:56:02Z
dc.date.issued2019-09
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto na escrita de textos narrativos, de um programa de escrita, em que os alunos têm acesso a instrumentos de autorregulação para a revisão dos textos. Participaram 71 crianças do 4º ano de escolaridade com práticas semelhantes ao nível do trabalho sobre o texto escrito na sala de aula, divididas em 3 grupos experimentais e 1 de controlo. Foram controladas as variáveis relativas ao nível cognitivo e ao desenvolvimento da linguagem lexical e sintática. Realizou-se no momento do pré e pós-intervenção um teste onde foi pedido às crianças que escrevessem uma mesma composição com base numa sequência de imagens. Entre os dois momentos realizaram-se 21 sessões de 60 minutos em grupo, distribuídas ao longo de 9 meses, nas quais as crianças dos grupos experimentais escreviam uma composição, sempre com base numa sequência de imagens e reviam a sua versão inicial. Nos grupos experimentais 1 e 2 proporcionou-se uma grelha com indicações sobre os principais elementos de uma estrutura narrativa, um com feedback e outro sem, com base na qual deveriam orientar a sua revisão. Às crianças do grupo experimental 3 foi-lhes pedido que revissem os textos sem recurso a qualquer tipo de instrumento e indicação específica. As crianças dos grupos de controlo despendiam o mesmo tempo em aulas de matemática e leitura. Os resultados apontam para uma evolução significativa em relação à qualidade dos textos narrativos produzidos entre o pré e o pós-intervenção em todos os grupos experimentais quando comparados ao grupo de controlo, embora não se registem diferenças significativas na evolução nos grupos experimentais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Explicit feedback is an important factor in the revision process to give children’s clues to evaluate their own narrative text (McCurdy, Skinner, Watson, & Shriver, 2008. The aim of this study is to evaluate the impact of a narrative writing programme where the experiment gave to 4th grade children an instrument to revise their text. The participants were 71 children from 4th grade, from classrooms were teachers hardly gave them instructions about the structure of narrative texts. Children were divided in 3 different experimental groups that were submitted to 3 different types of writing programmes and 1 control group. Children were equivalent on cognitive level and on language development. Each experimental group, had to write down, 17 narrative texts, one for session. Children from experimental group 1 and 2 were given an instrument with a narrative structure to evaluate by their own means the quality of their text. Children from experimental group 3 were only asked to revise the text, without any further instruction. Control group children spent the same amount of time in math exercises and reading. The children from all experimental group improved the quality of their narrative when compared with children from control group, according PROESC criteria. However, the texts from children of experimental group, 1, 2 and 3 had not significant different in what concerns to children’s evolution from pre to post-test. This suggest the importance of the image sequence as support for children's revision process.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/CED/04853/2016.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, A. C., Borges, S., Almeida, T., & Quintão, S. (2019). O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade. Análise Psicológica, 37(3), 107-118. https://doi.org/10.14417/ap.1634pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1634pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7198
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/archivept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectProdução de narrativaspt_PT
dc.subjectRevisão textualpt_PT
dc.subjectAprendizagem autorreguladapt_PT
dc.subjectNarrative textspt_PT
dc.subjectText revisionpt_PT
dc.subjectAuto-regulate learningpt_PT
dc.titleO impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridadept_PT
dc.title.alternativeThe impact of intervention programs for improving textual production in children of 4th gradept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage369pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage355pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameBorges
person.familyNameAlmeida
person.givenNameSandra
person.givenNameTiago
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=nEbwLVkAAAAJ
person.identifier.ciencia-id871B-812C-14A9
person.identifier.orcid0000-0001-5739-4846
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication22a1d14d-a83b-4271-8d7d-606fb64ec7a1
relation.isAuthorOfPublication12bff6d0-5044-4649-8dab-9934cddda840
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery12bff6d0-5044-4649-8dab-9934cddda840

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_37(3)_355.pdf
Size:
92.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: