Repository logo
 
Publication

Inteligência emocional, liderança e desempenho qual a associação?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorDias, Filipa dos Santos Duarte
dc.date.accessioned2016-02-19T12:32:19Z
dc.date.available2016-02-19T12:32:19Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractA Inteligência Emocional (IE) pode ser definida como a capacidade de monitorizar e destrinçar os sentimentos e as emoções, próprias e dos outros, utilizando a informação como guia do pensamento e da acção. Em contexto organizacional a IE tem sido apontada como uma competência importante por vários autores (e.g. Dawn & Sojka, 2003; Goleman, 2002) que têm relacionado com o desempenho e liderança. Foram recolhidos dados do nível de IE e auto-percepção de liderança e avaliações de desempenho. Explorou-se neste estudo a relação entre a IE e desempenho dos colaboradores com o tipo de liderança, auto-percepcionado e se não existe diferença no nível de IE consoante o género sexual. Os resultados indicam que a liderança não se associa com o nível de IE, bem como o desempenho, não tendo sido possível confirmar as hipóteses. Contudo, não se verifica diferença no nível de IE consoante o género sexual. Considerações e implicações dos resultados são discutidas ao longo do trabalho.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Emotional Intelligence (EI) can be defined as the ability to monitor one´s own and others feelings and emotions, to discriminate among them and to use this information to guide one own thinking and actions. In an organizational context, EI has been pointed as an important ability by several thors (e.g. Dawn & Sojka, 2003; Goleman, 2002) that related with performance and leadership. Data has been collected from EI level and leadership, self-perception, and performance evaluations. In this study was explored the relationship between EI, collaborators performance, self-perception, leadership style and if there is no difference in the level of EI as the sexual gender. The results indicate that leadership is not associated with EI level, as with performance, it wasn´t possible to confirm hypothesis However, it wasn´t possible check difference in the EI level as the sexual gender. Considerations and implications of the findings are discussed throughout the thesis.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4350
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectLiderança e desempenhopt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectLeadership and performancept_PT
dc.titleInteligência emocional, liderança e desempenho qual a associação?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13688.pdf
Size:
909.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: