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Abstract(s)
O objectivo deste artigo é possibilitar uma reflexão
sobre os principais contributos do emprego apoiado
para a integração das pessoas com doença mental
grave. Recorreu-se a uma revisão da literatura com o
intuito de explorar os contributos deste modelo. Neste
âmbito, analisámos a evolução do modelo de emprego
apoiado, as principais evidências científicas e dois
conceitos adicionais. O primeiro, a educação apoiada
que facilita o acesso e o sucesso do regresso à
universidade, fortalecendo o emprego mais qualificado
e a progressão na carreira. E o segundo, o
desenvolvimento de suportes naturais que fortaleçam o
papel social e o valor para o mercado de trabalho,
diminuindo a dependência de suportes profissionais.
Este artigo sublinha o potencial contributo da
educação apoiada e dos suportes naturais para o futuro
do emprego apoiado.
ABSTRACT
The aim of this article is to enhance the
understanding of the major contributes of supported
employment for the integration of people with mental
illness. To explore these contributes was used a review
of literature. We intend to explore the evolution of the
supported employment model, the evidence based
practice, and two additional concepts. The first one is
the establishment of a carrier in specialized
employment, increasing access to and success in
university through supported education. The second
one is the development of natural support networks to
empower individuals’ roles in the workforce and
decrease their reliance on professional support. This
literature outlines the potential of supported education
and natural supports for the future of supported
employment.
Description
Keywords
Doença mental Educação apoiada Emprego apoiado Suportes naturais Mental illness Natural supports Supported education Supported employment
Citation
Análise Psicológica, 28(3), 465-478.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada