Repository logo
 
Publication

Fatores relacionados com as crenças dos docentes sobre educação inclusiva: Revisão sistemática com meta-análise

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.authorPiteira, Sofia Raquel Piedade
dc.date.accessioned2025-07-23T17:32:17Z
dc.date.available2025-07-23T17:32:17Z
dc.date.issued2025-07-17
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
dc.description.abstractA Educação Inclusiva (EI) foi uma das reformas mais significativas a nível global no caminho para a igualdade de direitos na educação. Os docentes desempenham um papel central nesta reforma, e diversos fatores podem estar relacionados com as suas crenças sobre a EI. A presente revisão sistemática com meta-análise procurou assim investigar a relação entre as crenças dos docentes sobre EI e (1) características sociodemográficas (sexo, idade); (2) características do seu percurso profissional (anos de experiência, formação específica em EI, experiência com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)); e (3) crenças de autoeficácia e conhecimento sobre EI (autoeficácia para a prática da EI, conhecimento percebido sobre EI). Foram incluídos na revisão 34 estudos, publicados em 22 países entre 2015 e 2024, totalizando 78 efeitos padronizados (d de Cohen). A meta-análise multinível revelou que as crenças dos docentes sobre EI estão relacionadas com os anos de experiência (β = 0.22, p = .019), a participação em formação específica (β = 0.20, p = .017) e a experiência com alunos com NEE (β = 0.24, p = .010), enquanto o sexo e a idade não apresentaram efeitos significativos. Devido ao número reduzido de estudos, as variáveis de autoeficácia e conhecimento percebido foram sintetizadas narrativamente, sugerindo uma associação entre as crenças dos docentes e a sua autoeficácia para a prática da EI. Conclui-se que os percursos profissionais dos docentes constituem preditores significativos das crenças inclusivas, destacando a importância de formações e experiências práticas para modificar sistemas de crenças e promover a EI. por
dc.description.abstractIn terms of the path towards equal rights in education, we can assume that Inclusive Education (IE) has been one of the most significant reforms at a global level. Teachers play a central role in this reform and various factors can determine their beliefs about IE. This systematic review with meta-analysis sought to investigate the relationship between teachers' beliefs about IE and (1) sociodemographic characteristics (gender, age); (2) characteristics of their professional experience (years of experience, specific training in IE, experience with students with special educational needs (SEN)); and (3) self-efficacy and knowledge beliefs (self-efficacy for IE practice, perceived knowledge about IE). Thirty-four studies were included, published in 22 countries between 2015 and 2024, totalling 78 standardized effects (Cohen's d). The multilevel meta-regression revealed that teachers' beliefs about IE are related to years of experience (β = 0.22, p = .019), participation in specific training (β = 0.20, p = .017) and experience with students with SEN (β = 0.24, p = .010), while gender and age showed no significant effects. Due to the small number of studies, the variables of self-efficacy and perceived knowledge were synthesized narratively, suggesting an association between teachers' beliefs and their selfefficacy for practicing IE. We conclude that teachers' professional experiences are significant predictors of inclusive beliefs, highlighting the importance of training and practical experiences to modify belief systems and promote IE.eng
dc.identifier.tid203972198
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13574
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectCrenças docentes
dc.subjectRevisão sistemática
dc.subjectMeta-análise
dc.subjectNecessidades educativas especiais
dc.subjectInclusive education
dc.subjectTeacher beliefs
dc.subjectSystematic review
dc.subjectMeta-analysis
dc.subjectSpecial educational needs
dc.titleFatores relacionados com as crenças dos docentes sobre educação inclusiva: Revisão sistemática com meta-análisepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
31557_Sofia Piteira_dissertação.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: