Repository logo
 
Publication

Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e o percurso académico em matemática

dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorRodrigues, Catarina Peres Correia de Oliveira
dc.date.accessioned2014-01-24T19:16:34Z
dc.date.available2014-01-24T19:16:34Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO objectivo principal deste estudo foi analisar as relações do Género e do Percurso Académico em Matemática com a Motivação Global e Ansiedade para a Matemática e o Autoconceito Matemático de 223 participantes que frequentavam o 9º ano. Os instrumentos utilizados foram a escala “Eu e a Matemática”, para a avaliação do perfil motivacional dos alunos, e a escala “Como é que eu Sou?”, que avalia o perfil de autoconceito académico. O perfil motivacional revelou que os rapazes apresentam níveis mais elevados de competência percebida e as raparigas níveis mais elevados de pressão. O perfil de autoconceito revelou níveis de competência escolar e competência a matemática mais elevados para os rapazes e níveis de competência a língua materna mais elevados para as raparigas. Verificou-se um efeito do género no autoconceito matemático, com valores mais elevados para os rapazes, e na ansiedade para a matemática, mais elevado para as raparigas. O perfil motivacional revelou níveis mais elevados de prazer, importância, escolha percebida, competência percebida e motivação global, e níveis de pressão mais baixos, quando o percurso em matemática é mais positivo. O perfil de autoconceito revelou níveis de competência escolar, competência a língua materna e competência a matemática mais elevados quando se verifica um percurso em matemática mais positivo. Verificou-se um efeito do percurso em matemática, com valores de motivação global para a matemática e autoconceito matemático mais elevados e níveis de ansiedade para a matemática mais baixos para os alunos com um percurso em matemática mais positivo.por
dc.description.abstractThe main goal of this study was to examine the connections of Gender and Academic Progress in Math to General Math Motivation, Math Anxiety and Math Self-Concept of 223 participants in 9th grade. The instruments used were the “Me and Math” scale, to assess the motivational profile of the students, and the “How am I?” scale, to assess the academic self-concept profile. The motivational profile showed that boys exhibit higher perceived competency and girls exhibit higher pressure. The self-concept profile showed higher school competency and math competency for boys and higher verbal competency for girls. A gender effect showed on the math self-concept, with boys exhibiting higher levels, and on math anxiety, higher for girls. The motivational profile exhibited higher levels of pleasure, importance, perceived choice, perceived competency and global motivation, and lower levels of pressure, when there was a more positive math progress. The self-concept profile exhibited higher school competency, verbal competency and math competency when there was a more positive math progress. A math progress effect showed, with higher general math motivation and math self-concept and lower math anxiety for students with a more positive math progress.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2621
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectMotivação para a matemáticapor
dc.subjectAnsiedade para a matemáticapor
dc.subjectAutoconceito matemático,por
dc.subjectGéneropor
dc.subjectPercurso académico em matemáticapor
dc.subjectMath motivationpor
dc.subjectMath anxietypor
dc.subjectMath self-conceptpor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectAcademic progresse in mathpor
dc.titleMotivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e o percurso académico em matemáticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15427.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: