Repository logo
 
Publication

Literacia alimentar: definição, determinantes e o papel das instituições - Um estudo misto com profissionais portugueses

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.authorMota, Maria João Marques
dc.date.accessioned2019-11-21T15:43:35Z
dc.date.available2019-11-21T15:43:35Z
dc.date.issued2019-10-14
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: Atualmente, em Portugal, tem-se observado um aumento da prevalência de obesidade e de doenças não-transmissíveis. Investigações apontam para um declínio nas competências essenciais a uma alimentação adequada. Assim, investigadores têm-se focado no construto de literacia alimentar. Contudo, não existe ainda consenso relativamente à sua definição, os seus componentes e os determinantes ao seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo é – através de uma metodologia mista– compreender a perspetiva de peritos portugueses sobre: i) definição de literacia alimentar, ii) os determinantes ao desenvolvimento de literacia alimentar, iii) medidas atuais e futuras de instituições portuguesas para a promoção de literacia alimentar da população geral e, iv) explorar como estas medidas procuram atenuar os determinantes referidos. Método: Amostra de 30 especialistas portugueses (20 mulheres; 10 homens) de âmbitos profissionais relacionados (in)diretamente com alimentação, com idades entre os 23 e 57 anos (DP = 8.60). Segundo uma metodologia mista, numa abordagem qualitativa as entrevistas foram analisadas recorrendo a uma análise de conteúdo dirigida e, numa abordagem quantitativa, inferiram-se comparações através do teste de Kruskal-Wallis. Resultados: Foram identificados três domínios como pertencentes à definição de literacia alimentar (Aspetos Psicológicos, Aspetos Alimentares e Conhecimento); Observou-se diferenças significativas entre grupos em dois determinantes: Sensibilidade Profissional e Influência da Indústria Nos Hábitos Alimentares. Atualmente, as instituições focam-se principalmente na educação do público geral e planeiam continuar no futuro. Discussão: O presente estudo proporciona uma definição inicial de literacia alimentar num contexto português. Ressalvando a necessidade de instrumentos de mensuração de modo a informar estratégias de intervenção.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: There has been an upsurge in obesity and non-communicable diseases prevalence in Portugal. Research indicates a decline in skills essential to an adequate diet. Therefore, researchers have been concentrating on the concept of food literacy. However, its definition, components and determinants are not yet consensual. The goal of this study is – through a mixed methodology – to understand the perspective of Portuguese experts about: i) food literacy’s definition, ii) its determinants, iii) present and future actions implemented by Portuguese institutions and, iv) explore how these measures work aim to mitigate the determinants identified. Method: Sample of 30 Portuguese experts (20 women; 10 men) from fields directly or indirectly related to food, with ages between 23 and 57 years old (M = 38.4; DP = 8.60). With a mixed methodology, through a qualitative approach the interviews were analysed through a directive content analysis and, in a quantitative approach, comparisons were made with the Kruskal-Wallis test. Results: Three themes emerged as belonging to food literacy’s definition (Psychological Aspects, Food Aspects and Knowledge). Differences were noted between groups in two determinants: Professional Sensitiveness and Industry Influences Eating Habits. Presently, institutions work on educating the public and plan to continue in the future. Conclusion: The present study offers an initial definition of food literacy in a Portuguese context. This could inform not only the development of a measurement of food literacy, as well intervention strategiept_PT
dc.identifier.tid202300455pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7225
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFOODTLIT-PRO;pt_PT
dc.subjectLiteracia alimentarpt_PT
dc.subjectDeterminantespt_PT
dc.subjectInstituições portuguesaspt_PT
dc.subjectAnálise qualitativapt_PT
dc.subjectFood literacypt_PT
dc.subjectDeterminantspt_PT
dc.subjectPortuguese institutionspt_PT
dc.subjectQualitative analysispt_PT
dc.titleLiteracia alimentar: definição, determinantes e o papel das instituições - Um estudo misto com profissionais portuguesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 10
No Thumbnail Available
Name:
23275-teste_kruskal-wallis.pdf
Size:
118.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
23275-teste_kruskal-wallis_post-hoc_bonferroni.pdf
Size:
98.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23275.pdf
Size:
3.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
23275-análise_frequências_(MT)_alimentação_saudável.pdf
Size:
58.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
23275-análise_frequências_(MT)_instituições_futuro.pdf
Size:
55.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: