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Do individual para o coletivo – Estudo de caso de uma experiência promotora de trabalho colaborativo docente
dc.contributor.author | Jorge, José Reis | |
dc.contributor.author | Laranjo, Mário | |
dc.date.accessioned | 2017-05-22T19:19:09Z | |
dc.date.available | 2017-05-22T19:19:09Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | As rápidas transformações sociais, politicas e económicas ocorridas no mundo ocidental exigem dos professores respostas adaptativas a um quotidiano cada vez mais mutável, exigente e global. Esta conjuntura aponta para a necessidade da adoção de modalidades de trabalho diferentes do tradicional modelo individualista. Apesar dos benefícios atribuídos ao trabalho colaborativo em termos de crescimento profissional dos professores e consequente melhoria da qualidade do ensino, continua a verificar-se uma forte resistência à adoção de novos modelos de trabalho entre pares. No entanto, ainda que lentamente há casos de escolas e agrupamentos onde esta tendência tem sido contrariada. O presente artigo centra-se num estudo de caso de uma Escola 2,3/S do distrito de Setúbal, caracterizada pela implementação, por parte do órgão de gestão, de um conjunto de medidas destinadas a promover o trabalho colaborativo entre os docentes. Constituiu objetivo geral do estudo compreender o impacto das medidas promotoras do modelo de trabalho colaborativo nas relações pessoais e nas dinâmicas profissionais dos professores, com base nas perceções dos inquiridos relativamente às dinâmicas emergentes e aos fatores facilitadores ou constrangedores do processo de implementação do novo modelo de trabalho. Face à natureza e objetivos do estudo, foi adotada uma metodologia mista através da conjugação de dados qualitativos e quantitativos, envolvendo os docentes dos diversos grupos de recrutamento da Escola em análise. Os resultados do estudo sugerem que a transição da cultura de trabalho individualista para uma cultura de trabalho colaborativo requer a existência de uma fase intermédia de conexão conducente a uma cultura profissional de integração e colaboração plena. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (819-833). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5495 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Culturas profissionais docentes | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.title | Do individual para o coletivo – Estudo de caso de uma experiência promotora de trabalho colaborativo docente | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 833 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 819 | pt_PT |
oaire.citation.title | 12º Colóquio de Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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