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Authors
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Abstract(s)
As rápidas transformações sociais, politicas e económicas ocorridas no mundo ocidental
exigem dos professores respostas adaptativas a um quotidiano cada vez mais mutável, exigente e
global. Esta conjuntura aponta para a necessidade da adoção de modalidades de trabalho diferentes
do tradicional modelo individualista. Apesar dos benefícios atribuídos ao trabalho colaborativo em
termos de crescimento profissional dos professores e consequente melhoria da qualidade do
ensino, continua a verificar-se uma forte resistência à adoção de novos modelos de trabalho entre
pares. No entanto, ainda que lentamente há casos de escolas e agrupamentos onde esta tendência
tem sido contrariada. O presente artigo centra-se num estudo de caso de uma Escola 2,3/S do
distrito de Setúbal, caracterizada pela implementação, por parte do órgão de gestão, de um
conjunto de medidas destinadas a promover o trabalho colaborativo entre os docentes. Constituiu
objetivo geral do estudo compreender o impacto das medidas promotoras do modelo de trabalho
colaborativo nas relações pessoais e nas dinâmicas profissionais dos professores, com base nas
perceções dos inquiridos relativamente às dinâmicas emergentes e aos fatores facilitadores ou
constrangedores do processo de implementação do novo modelo de trabalho. Face à natureza e
objetivos do estudo, foi adotada uma metodologia mista através da conjugação de dados
qualitativos e quantitativos, envolvendo os docentes dos diversos grupos de recrutamento da
Escola em análise. Os resultados do estudo sugerem que a transição da cultura de trabalho
individualista para uma cultura de trabalho colaborativo requer a existência de uma fase intermédia
de conexão conducente a uma cultura profissional de integração e colaboração plena.
Description
Keywords
Culturas profissionais docentes Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (819-833). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada