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Advisor(s)
Abstract(s)
O conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da
informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para
fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte
à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em
torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que,
conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto
a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da
informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação,
literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros.
Não podemos ficar indiferentes ao contexto atual que exige, no seio
do processo de Bolonha, mas também à luz do que são as alterações
tecnológicas e comunicacionais, uma reconfiguração da forma como
se aprende. O estudante, impelido que é a lidar com novas ecologias de
aprendizagem, terá de lidar com informação, saber selecioná-la, avaliá-la, interpretá-la e comunicá-la. Possuir estas competências, usando-as
de uma forma ética e legal é também compreender que a possibilidade
de autoria se faz a partir de informação que se reconstrói. Torna-se, por
isso, necessário valorizar a informação (por ela mesma e pelo que
representa em termos de direitos e exercício de cidadania), compreendendo que o seu domínio, isto é, a sua literacia, é um investimento
imprescindível no contexto do ensino superior.
Description
Keywords
Literacia da informação Contexto universitário Ensino superior
Citation
Lopes, C., Sanches, T., Andrade, I., Antunes, M., & Alonso-Arévalo, J. (Eds.). (2016). Literacia da Informação em Contexto Universitário. Lisboa: Edições ISPA.