Publication
Potenciando a literacia da informação no ensino superior: o papel do pensamento crítico
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Da Luz | |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T19:43:05Z | |
dc.date.available | 2021-10-14T19:43:05Z | |
dc.date.issued | 2021-07 | |
dc.description.abstract | O campo de ação da Literacia da Informação é vasto e transversal, quer na aprendizagem formal e informal, quer ao longo da vida. No ensino superior, a Literacia da Informação assume um padrão de competências integradas que contempla a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e a utilização da informação na criação ética e legal de novos conhecimentos, abrindo espaço para mudanças pedagógicas na educação e na formação. O pensamento crítico envolve um conjunto de processos: análise, avaliação, pesquisa de informação para resolver problemas; ou seja, propõe-se julgar algo a partir de um padrão de referência, raciocínio lógico, inferência, observação, interpretação, criatividade, mente aberta, autorregulação, comunicação, colaboração e até mesmo outros atributos relacionados à motivação e às emoções para enfrentar uma tarefa complexa e resolvê-la. Este artigo explora a articulação do conceito de pensamento crítico com o de literacia da informação. É apresentada uma reflexão teórica que destaca o contributo desses constructos no contexto académico e na dinâmica do ensino superior. O diálogo entre o pensamento crítico e a literacia da informação potencia uma cadeia de eventos que emancipam e autonomizam os alunos, desenvolvendo competências que podem ser utilizadas em qualquer contexto – uma relação fecunda e fundamental a desenvolver no ensino superior, nomeadamente na formação em literacia da informação. Conclui-se que o pensamento crítico é um elemento essencial da literacia da informação e sugere-se que ambos devem ser ensinados em conjunto nas estruturas dos cursos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sanches T, Lopes C, Antunes ML. Potenciando a literacia da informação no ensino superior: o papel do pensamento crítico. In: International Congress on 21st Century Literacies [online], Instituto Politécnico de Portalegre, July 15-16, 2021. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8317 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Competências académicas | pt_PT |
dc.subject | Ensino de competências | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Potenciando a literacia da informação no ensino superior: o papel do pensamento crítico | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Sanches | |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | Antunes | |
person.givenName | Tatiana | |
person.givenName | Carlos | |
person.givenName | Maria da Luz | |
person.identifier | 1887615 | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9360-5284 | |
person.identifier.rid | C-2773-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b | |
relation.isAuthorOfPublication | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 | |
relation.isAuthorOfPublication | aa285384-2619-4ac9-865e-c92426cb91b9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa285384-2619-4ac9-865e-c92426cb91b9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Potenciando a literacia da informação no ensino superior_o papel do pensamento crítico (APPsyCI comunicações).pdf
- Size:
- 2.59 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format