Repository logo
 
Publication

Potenciando a literacia da informação no ensino superior: o papel do pensamento crítico

dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.contributor.authorAntunes, Maria Da Luz
dc.date.accessioned2021-10-14T19:43:05Z
dc.date.available2021-10-14T19:43:05Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO campo de ação da Literacia da Informação é vasto e transversal, quer na aprendizagem formal e informal, quer ao longo da vida. No ensino superior, a Literacia da Informação assume um padrão de competências integradas que contempla a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e a utilização da informação na criação ética e legal de novos conhecimentos, abrindo espaço para mudanças pedagógicas na educação e na formação. O pensamento crítico envolve um conjunto de processos: análise, avaliação, pesquisa de informação para resolver problemas; ou seja, propõe-se julgar algo a partir de um padrão de referência, raciocínio lógico, inferência, observação, interpretação, criatividade, mente aberta, autorregulação, comunicação, colaboração e até mesmo outros atributos relacionados à motivação e às emoções para enfrentar uma tarefa complexa e resolvê-la. Este artigo explora a articulação do conceito de pensamento crítico com o de literacia da informação. É apresentada uma reflexão teórica que destaca o contributo desses constructos no contexto académico e na dinâmica do ensino superior. O diálogo entre o pensamento crítico e a literacia da informação potencia uma cadeia de eventos que emancipam e autonomizam os alunos, desenvolvendo competências que podem ser utilizadas em qualquer contexto – uma relação fecunda e fundamental a desenvolver no ensino superior, nomeadamente na formação em literacia da informação. Conclui-se que o pensamento crítico é um elemento essencial da literacia da informação e sugere-se que ambos devem ser ensinados em conjunto nas estruturas dos cursos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSanches T, Lopes C, Antunes ML. Potenciando a literacia da informação no ensino superior: o papel do pensamento crítico. In: International Congress on 21st Century Literacies [online], Instituto Politécnico de Portalegre, July 15-16, 2021.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8317
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectCompetências académicaspt_PT
dc.subjectEnsino de competênciaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titlePotenciando a literacia da informação no ensino superior: o papel do pensamento críticopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSanches
person.familyNameLopes
person.familyNameAntunes
person.givenNameTatiana
person.givenNameCarlos
person.givenNameMaria da Luz
person.identifier1887615
person.identifierN-6530-2013
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.orcid0000-0001-9360-5284
person.identifier.ridC-2773-2014
person.identifier.scopus-author-id56499097100
person.identifier.scopus-author-id15074167200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b
relation.isAuthorOfPublication1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07
relation.isAuthorOfPublicationaa285384-2619-4ac9-865e-c92426cb91b9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa285384-2619-4ac9-865e-c92426cb91b9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Potenciando a literacia da informação no ensino superior_o papel do pensamento crítico (APPsyCI comunicações).pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format