Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
255.99 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As investigações focalizadas na criança e na família durante um internamento hospitalar
esquecem o educador de infância enquanto elemento crucial da equipa multidisciplinar no
contexto hospitalar. Esta realidade acontece em Portugal como em outros países. Assim, com esta
comunicação, que faz parte de um estudo mais amplo, pretende-se dar a conhecer as práticas
pedagógicas dos educadores de infância na promoção do bem-estar e no desenvolvimento da
criança internada num Serviço de Pediatria de um hospital na Região Autónoma da Madeira.
Participam neste estudo as três educadoras que trabalham na equipa multidisciplinar, recorrendo-se
à observação das suas rotinas no Hospital de Dia, nas Enfermarias e na Sala de Atividades.
Em função dos dados da observação recolhidos e analisados constata-se, na planificação e na
concretização das atividades pelas educadoras, as estratégias para promover a saúde, o bem-estar e
o desenvolvimento das crianças no ambiente hospitalar. Destaca-se o papel de diferentes tipos de
jogos como atividade privilegiada no dia-a-dia das educadoras e das crianças internadas, quer
pelas muitas potencialidades lúdicas que encerra, quer pela flexibilização das interações que
possibilita atendendo às diferentes idades e patologias das crianças bem como por permitir que os
pais ou outros adultos também possam ser envolvidos na situação. Este tipo de atividades
desenvolvidas pelas educadoras ocupa um lugar privilegiado na planificação que realizam,
atendendo sempre aos diferentes contextos do Serviço de Pediatria, às crianças que nele se
encontram e ao período de tempo que o internamento obriga.
Description
Keywords
Educador de Infância Criança Internada Equipa Multidisciplinar Pais/acompanhantes Desenvolvimento
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1227-1242). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior