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Advisor(s)
Abstract(s)
A temática do risco no brincar está a ganhar relevo enquanto domínio de estudo,
apesar de ainda ser reduzido o número de trabalhos neste âmbito no contexto português. A
presente investigação pretende servir como contributo para a investigação nesta área, focando o
modo como um grupo de 13 educadoras de infância da região centro (Portugal) se posiciona em
relação ao risco no brincar. O grupo profissional de educadoras foi escolhido pela influência
significativa que possui no tipo de experiências que são oferecidas às crianças, numa fase da vida
em que o brincar é, por excelência, um meio potenciador do desenvolvimento global. Para
conhecer as perceções de risco, foi construída uma versão exploratória de um instrumento de
avaliação qualitativa, recorrendo-se a trabalhos prévios para a sua elaboração e fundamentação
(e.g. Sandseter, 2007, 2009a). Através de entrevistas semiestruturadas, articuladas com imagens
representativas de diferentes experiências de brincar arriscado, procurámos perceber, através de
uma análise qualitativa das respostas (com apoio no software WebQDA), de que forma é que as
situações de risco são interpretadas, quais os ganhos que estas podem trazer para o
desenvolvimento, como é que é avaliada a competência da criança para lidar com o risco e de que
forma é que o adulto interpreta e gere o risco.
Concluímos que entre as educadoras entrevistadas o risco no brincar é dificilmente aceite. A
avaliação das situações de brincar arriscado envolve diferentes dimensões, desde as caraterísticas
do adulto ao conhecimento que se tem da criança. Apesar do brincar arriscado não ser promovido,
as educadoras reconhecem a existência de ganhos para o desenvolvimento, considerando que, por
vezes, as crianças são competentes para avaliarem o risco.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1308-1323). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior