Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
193.61 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
What is the secret behind Nokia’s phenomenal success in mobile phones? More generally,
how to succeed in a turbulent high technology market? Historical and comparative studies bring
understanding not only about past phenomena, but also insights about current and coming ones. In
this paper we compare Ford and General Motors in the 1920s and 1930s with Motorola and Nokia
in the 1980s and 1990s. The insight from this comparison is how reinvention of the product, category,
relative to the market incumbent’s market conceptualization, is a recipe for success. Nokia’s
success in the 1990s was based on following the guidelines pioneered by General Motors in the
1920s: market segmentation, embracing the latest technological advances, and brand management
in the pursuit of consumer repurchases. The article tells how Nokia addresses both GM’s legacy
and changes in the business environment. At the end of our paper, we disuss the generalizability of
our findings.
Qual o segredo por detrás do sucesso fenomenal da Nokia nos telefones móveis? De forma mais genérica, como ter sucesso num mercado altamente turbulento? Os estudos históricos e comparativos existentes sobre o assunto revelam conhecimento não apenas sobre fenómenos passados, mas também ideias sobre fenómenos correntes e futuros. Neste artigo comparamos a Ford e a General Motors dos anos 1920 e 1930 com a Motorola e a Nokia dos anos 1980 e 1990. Com base nesta comparação, procura-se saber em que medida constitui receita de sucesso a reinvenção de uma categoria de produto em relação à conceptualização de mercado por parte do incumbente do mercado. O sucesso da Nokia dos anos 90 foi baseado nas linhas orientadoras da General Motors dos anos 20: segmentação do mercado, adopção das últimas novidades tecnológias, e gestão de marcas de forma a facilitar a retenção de clientes. Este artigo explora a forma usada pela Nokia para incorporar o legado da GM assim como as mudanças no ambiente de negócio.
Qual o segredo por detrás do sucesso fenomenal da Nokia nos telefones móveis? De forma mais genérica, como ter sucesso num mercado altamente turbulento? Os estudos históricos e comparativos existentes sobre o assunto revelam conhecimento não apenas sobre fenómenos passados, mas também ideias sobre fenómenos correntes e futuros. Neste artigo comparamos a Ford e a General Motors dos anos 1920 e 1930 com a Motorola e a Nokia dos anos 1980 e 1990. Com base nesta comparação, procura-se saber em que medida constitui receita de sucesso a reinvenção de uma categoria de produto em relação à conceptualização de mercado por parte do incumbente do mercado. O sucesso da Nokia dos anos 90 foi baseado nas linhas orientadoras da General Motors dos anos 20: segmentação do mercado, adopção das últimas novidades tecnológias, e gestão de marcas de forma a facilitar a retenção de clientes. Este artigo explora a forma usada pela Nokia para incorporar o legado da GM assim como as mudanças no ambiente de negócio.
Description
Keywords
Brand Differentiation General motors Nokia Product policy Segmentation Marca Diferenciação Política de produtos Segmentação
Citation
Comportamento Organizacional e Gestão, 10, 71-86
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada