Repository logo
 
Publication

A gestão do tempo, no tempo das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGerardo, Maria Isabel
dc.contributor.authorRoseiro, Joana Catarina Alves
dc.date.accessioned2019-01-08T15:18:40Z
dc.date.available2019-01-08T15:18:40Z
dc.date.issued2018-11-14
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich, para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Supervisionada em Jardim de Infância, em contacto direto com um contexto educativo. O contacto direto foi baseado numa pedagogia e num modelo particular, designado currículo HighScope, pedagogia essa, baseada no diálogo e na reflexão. Para abordar a temática escolhida neste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância, pareceu-me lógico orientar-me pelas estratégias, de forma a analisar a problemática, tentando entender e aprofundar o papel dos intervenientes (instituiçãoadulto- crianças) na implementação de rotinas diárias em Jardim de infância. Este estudo procura dar respostas a questões como: Qual o potencial das rotinas em Jardim de infância? De que forma as rotinas podem ser geridas? Qual o papel dos intervenientes? A metodologia utilizada foi a metodologia qualitativa, tendo recolhido dados através de registo de observações, do diário de bordo, de notas de campo, de questionários e outras estratégias no âmbito da referida metodologia. Neste relatório, apresento o que se revelou ser mais significativo durante a Prática Supervisionada, demonstrando o que foi mais notável na minha ação. O relatório apresenta a minha perspetiva sobre o potencial e a importância da implementação de rotinas em Jardim de Infância com crianças dos 3 aos 5 anos, o papel da instituição enquanto veículo estimulador de oportunidades educativas, o papel dos adultos/educadores enquanto gestores e organizadores de tempos pedagógicos reveladores de conhecimento, e o papel da criança enquanto ser único e com opinião sobre as suas ações. No final do relatório é ainda apresentada uma reflexão sobre a prática e o impacto que teve a minha intervenção na construção da minha identidade profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report was performed in accordance with the guidelines of the Supervised Practice in Kindergarten, in direct contact in the frame of an educational context. The direct contact was based on a pedagogy and on a particular model called HighScope curriculum, wish was based on dialogue and reflection. To address the theme chosen in this Report of the Supervised Teaching Practice (RPES) in the context of Kindergarten, it seemed to me logical to rely upon strategies/dynamics in order to analyze the problem, trying to understand and deepen the role of actors (institution-adult-children) in the implementation of daily routines in kindergarten. This study seeks to give answers to issues such as: What is the potential of kindergarten routines? How can routines be managed? What is the role of actors? The methodology used was the qualitative methodology, having collected data through the recording of observations, field notes, questionnaires and other strategies within the scope of that methodology. In this report I present the material which proved to be more meaningful along supervised practice, demonstrating what was most notable in my action. The report presents my opinion on the potential and importance of the implementation of routines in kindergarten, the role of the institution as a stimulating vehicle for educational opportunities, the role of adults/educators as managers and organizers of pedagogical times which reveal knowledge, and the role of the child as a unique being and having an opinion on his actions. At the end of the report it is also presented are flection of my pedagogical practice and the impact that my intervention had on the construction of my professional identity.pt_PT
dc.identifier.tid202027120pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6796
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRotinaspt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectTempopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectRoutines, preschool, time, child.pt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectTimept_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.titleA gestão do tempo, no tempo das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24511.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: