Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-14"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A gestão do tempo, no tempo das criançasPublication . Roseiro, Joana Catarina Alves; Gerardo, Maria IsabelEste relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Supervisionada em Jardim de Infância, em contacto direto com um contexto educativo. O contacto direto foi baseado numa pedagogia e num modelo particular, designado currículo HighScope, pedagogia essa, baseada no diálogo e na reflexão. Para abordar a temática escolhida neste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância, pareceu-me lógico orientar-me pelas estratégias, de forma a analisar a problemática, tentando entender e aprofundar o papel dos intervenientes (instituiçãoadulto- crianças) na implementação de rotinas diárias em Jardim de infância. Este estudo procura dar respostas a questões como: Qual o potencial das rotinas em Jardim de infância? De que forma as rotinas podem ser geridas? Qual o papel dos intervenientes? A metodologia utilizada foi a metodologia qualitativa, tendo recolhido dados através de registo de observações, do diário de bordo, de notas de campo, de questionários e outras estratégias no âmbito da referida metodologia. Neste relatório, apresento o que se revelou ser mais significativo durante a Prática Supervisionada, demonstrando o que foi mais notável na minha ação. O relatório apresenta a minha perspetiva sobre o potencial e a importância da implementação de rotinas em Jardim de Infância com crianças dos 3 aos 5 anos, o papel da instituição enquanto veículo estimulador de oportunidades educativas, o papel dos adultos/educadores enquanto gestores e organizadores de tempos pedagógicos reveladores de conhecimento, e o papel da criança enquanto ser único e com opinião sobre as suas ações. No final do relatório é ainda apresentada uma reflexão sobre a prática e o impacto que teve a minha intervenção na construção da minha identidade profissional.
