dc.contributor.author | Dantas, Otília Maria A. N. A. | |
dc.contributor.author | Lima, Laryssa Bezerra | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T11:06:54Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T11:06:54Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Como a Identidade Docente do pedagogo formado pela Universidade de Brasília se reflete no discurso extraído de suas narrativas? O Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia da UnB é constituído em sua primeira pelo Memorial Formativo, um recurso de caráter literário e estético que oportuniza ao estudante a experiência do revisitar de sua trajetória até a sua formação docente. As reflexões deste artigo são resultados de um estudo desenvolvido com o objetivo de compreender o sentido da identidade docente de 10 (dez) estudantes egressos. A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se em histórias de vida e selecionou, de maneira aleatória, a partir do Repositório Virtual da Biblioteca de Monografias – BDM da UnB, Memoriais Formativos correspondentes a 10 (dez) anos de produção (2007-2016). Os memoriais foram analisados com ênfase nos seguintes aspectos: origem, formação docente e visão acerca do trabalho docente dos autores pesquisados com base na perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso. A fundamentação teórica é composta de uma compilação de estudos sobre identidade docente, memoriais formativos, formação docente inicial e continuada com base em autores diversos. Os discursos extraídos dos Memoriais Formativos revelam que a Identidade Docente é uma construção tecida a partir de um longo processo formativo do sujeito. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (177-192). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7040 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
dc.subject | Memoriais formativos | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.title | Identidade do pedagogo docente: o conteúdo dos memoriais formativos | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 192 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 177 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | A. N. A. DANTAS | |
person.givenName | OTÍLIA MARIA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5164-2543 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0315672d-0a3e-4400-9784-08f182ddc8b9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0315672d-0a3e-4400-9784-08f182ddc8b9 |