Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
133.42 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Como a Identidade Docente do pedagogo formado pela Universidade de
Brasília se reflete no discurso extraído de suas narrativas? O Trabalho de Conclusão
de Curso do curso de Pedagogia da UnB é constituído em sua primeira pelo
Memorial Formativo, um recurso de caráter literário e estético que oportuniza ao
estudante a experiência do revisitar de sua trajetória até a sua formação docente. As
reflexões deste artigo são resultados de um estudo desenvolvido com o objetivo de
compreender o sentido da identidade docente de 10 (dez) estudantes egressos. A
pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se em histórias de vida e selecionou, de
maneira aleatória, a partir do Repositório Virtual da Biblioteca de Monografias –
BDM da UnB, Memoriais Formativos correspondentes a 10 (dez) anos de produção
(2007-2016). Os memoriais foram analisados com ênfase nos seguintes aspectos:
origem, formação docente e visão acerca do trabalho docente dos autores
pesquisados com base na perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso. A
fundamentação teórica é composta de uma compilação de estudos sobre identidade
docente, memoriais formativos, formação docente inicial e continuada com base em
autores diversos. Os discursos extraídos dos Memoriais Formativos revelam que a
Identidade Docente é uma construção tecida a partir de um longo processo formativo
do sujeito.
Description
Keywords
Identidade docente Memoriais formativos Formação
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (177-192). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA