| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 133.42 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Como a Identidade Docente do pedagogo formado pela Universidade de
Brasília se reflete no discurso extraído de suas narrativas? O Trabalho de Conclusão
de Curso do curso de Pedagogia da UnB é constituído em sua primeira pelo
Memorial Formativo, um recurso de caráter literário e estético que oportuniza ao
estudante a experiência do revisitar de sua trajetória até a sua formação docente. As
reflexões deste artigo são resultados de um estudo desenvolvido com o objetivo de
compreender o sentido da identidade docente de 10 (dez) estudantes egressos. A
pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se em histórias de vida e selecionou, de
maneira aleatória, a partir do Repositório Virtual da Biblioteca de Monografias –
BDM da UnB, Memoriais Formativos correspondentes a 10 (dez) anos de produção
(2007-2016). Os memoriais foram analisados com ênfase nos seguintes aspectos:
origem, formação docente e visão acerca do trabalho docente dos autores
pesquisados com base na perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso. A
fundamentação teórica é composta de uma compilação de estudos sobre identidade
docente, memoriais formativos, formação docente inicial e continuada com base em
autores diversos. Os discursos extraídos dos Memoriais Formativos revelam que a
Identidade Docente é uma construção tecida a partir de um longo processo formativo
do sujeito.
Description
Keywords
Identidade docente Memoriais formativos Formação
Pedagogical Context
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (177-192). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA
