Repository logo
 
Publication

Atitudes dos professores do 1º ciclo face à integração de crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorMatta, Isabelpor
dc.contributor.authorVaz, Jorge Joaquim Martins
dc.date.accessioned2011-10-07T19:44:41Z
dc.date.available2011-10-07T19:44:41Z
dc.date.issued1997
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO presente estudo "Atitudes dos professores do 1o ciclo face à integração de crianças com necessidades educativas especiais" aborda os conceitos de: Atitude, Educação Especial e Integração Escolar. Foi realizada uma revisão de estudos e pesquisas relacionados com esta problemática, que permitiram evidenciar a importância das atitudes dos professores do Ensino Regular para o sucesso ou insucesso da integração de crianças comN.E.E.'s. O estudo empírico consistiu na construção de um questionário, designado "Atitudes dos Professores de E. R. face à integração de crianças com N.E.E.'s" e na sua aplicação ao universo dos professores do 1o Ciclo do concelho de Almada. Da análise do questionário foi possível encontrar cinco factores (Rotação Ortogonal Varimax): 1º Fact. Custos gerais da Integração; 2o Fact. Efeitos positivos da Integração para as crianças com N.E.E.'s e para as crianças "normais; 3o Fact. Benefícios gerais da Integração; 4o Fact. Efeitos negativos da Integração na auto-estima das crianças com N.E.E.'s e na aceitação dessas crianças pelas crianças normais; 5o Fact. Capacidade de aprendizagem de crianças com N.E.E.'s. Mediante tratamento estatístico foi possível identificar variáveis que influenciam positivamente as atitudes dos professores de E.R. face à integração de alunos com N.E.E.'s no E.R. e apontar características ideais de um professor que se proponha trabalhar com estes alunos, nomeadamente ser jovem, professor de apoio, ter pouco tempo de serviço, curso superior, frequentar acções de formação contínua e possuir experiência docente com crianças com N.E.E.'s. As conclusões do nosso estudo permitem-nos salientar o papel proeminente que a variável formação tem na criação de atitudes positivas face à integração de crianças com N.E.E.'s no Ensino Regular.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1012
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleAtitudes dos professores do 1º ciclo face à integração de crianças com necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM VAZ1A.pdf
Size:
9.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: