Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
71 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo procura avaliar o efeito de diversos
programas de intervenção que incidiram sobre a
apreensão de várias regras ortográficas contextuais. No
Estudo 1 participaram 50 crianças com dificuldades de
aprendizagem do 2º ano de escolaridade que foram
divididas em 5 grupos. Para avaliar-se a evolução pré
e pós-teste efectuou-se um ditado nos dois momentos
avaliativos que incluía 20 palavras cuja grafia
integrava a regra contextual que foi objecto de
intervenção. A intervenção no Grupo Experimental 1
incluía uma sequência completa de tarefas de
aprendizagem, nomeadamente Descobrir a Regra
(DR); Completar Lacunas em palavras (CL); Produção
Textual (PT) com revisão de palavras alvo
relacionadas com a regra contextual que foi objecto de
intervenção. Os restantes grupos experimentais
efectuaram apenas sequências parciais,
nomeadamente: Grupo Experimental 2 – DR+CL;
Grupo Experimental 3 – DR+PT; Grupo Experimental
4 – CL+PT. O quinto grupo era o Grupo de Controlo.
Os resultados indicaram que os Grupos Experimentais
1 e 2 evoluíram significativamente mais do que o
Grupo Experimental 4 e o Grupo de Controlo. Não se
registaram diferenças significativas entre os Grupos
Experimentais 3 e 4 e o Grupo de Controlo.
No Estudo 2 foi utilizado o mesmo paradigma de
intervenção com duas regras contextuais diferentes das
do anterior estudo. O procedimento implementado
com os Grupos Experimentais 1, 2 e 3 foi análogo ao
dos correspondentes grupos do estudo anterior, mas o
Grupo Experimental 4 apenas efectuou a descoberta da
regra. Todos os grupos experimentais registaram uma
evolução significativa entre o pré o pós-teste, não se
verificando diferenças entre os grupos.
ABSTRACT
This article addresses the issue of evaluating the
effects of several intervention programs for teaching
orthographic contextual rules. On study 1 the
participants were 50 poor spellers of 2nd grade that
were divided on 5 groups. It was dictated a list of 20
words with a contextual rule at pre-test and post-test.
Exp. Group 1 performed a complete sequence of tasks
(DR – discovering the contextual rule through the
analyse of a set of words and writing it down + CW –
completing words from a text that include the rule and
revising them consulting the rule + WT – writing
down a text based on a set images where must be used
words related to the rule). Other experimental groups
performed partial sequences: Exp. Group 2 – DR+CW;
Exp. Group3 – DR+WT; Exp. Group 4 – CW+WT.
Fifth group was a control group. Our results show that
experimental group 1, 2 evolved significantly more
than experimental group 4 and control group on
orthographic performance at post-test. There were no
differences between experimental group 3, 4 and
control group. On study 2 we reply this study with
other 2 contextual rules, repeating the procedure with
first 3 experimental groups and add another
experimental group that only discover the rule. All
groups evolve significantly and there were no
differences between the groups.
Description
Keywords
Dificuldades de aprendizagem Ortografia Métodos pedagógicos Learning difficulties Orthography Pedagogical methods
Citation
Análise Psicológica, 27(4), 553-561.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada